Lacerda: “Nosso nível de investimentos é baixo para padrões internacionais”

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, falou nesta quinta-feira (02) ao portal UOL sobre a divulgação do PIB, realizada hoje pelo IBGE. A matéria, de autoria de João José Oliveira, abordou a queda nos investimentos – de 19,2% do PIB, em dezembro, para 18,7% no trimestre finalizado em março.

“O nível de investimentos no Brasil está muito aquém do necessário para viabilizar a sustentação do crescimento”, afirmou Lacerda. “Nosso nível é bem baixo para padrões internacionais. Não há como nos blindarmos totalmente dos fatores adversos advindos da economia internacional, mas podemos elaborar estratégias que nos tornem menos vulneráveis a elas”.

E como elevar a taxa de investimentos? “O que motiva os investimentos são dois fatores: expectativa de crescimento da demanda; e expectativa de retorno, ou lucro, o que nós economistas chamamos de rentabilidade marginal do capital”, comentou o presidente do Cofecon. “Assim, os maiores empecilhos são justamente a falta de perspectiva quanto a ambos os fatores citados, além da ausência de clareza quanto a um projeto de desenvolvimento”.

A matéria pode ser lida clicando AQUI.