Principais deliberações da 713ª Sessão Plenária

O Conselho Federal de Economia realizou nos dias 27 e 28 de maio, em São Paulo, sua 713ª Sessão Plenária ordinária. Conheça as principais decisões que foram tomadas durante a reunião.

Regulamento da XI Gincana Nacional de Economia

O Cofecon aprovou o regulamento da XI Gincana Nacional de Economia, um evento que já se tornou tradicional no Sistema Cofecon/Corecons. Nela, estudantes de economia competem num jogo eletrônico no qual aplicam de forma prática os conhecimentos adquiridos no curso. A pandemia afetou a realização da Gincana nos últimos dois anos, tendo sido cancelada em 2020 e realizada de forma não presencial em 2021. O regulamento aprovado para a XI edição prevê a realização da etapa nacional em João Pessoa, por ocasião da realização do XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), em novembro.

Regimento interno do Since

A propósito do Since, a pauta da sessão plenária também contemplou alterações no regimento interno do evento. Uma delas é considerar a data de 30 de junho para definir a quantidade de ECVs no processo de eleição dos delegados. Atualmente, a data utilizada refere-se ao fim do ano anterior. Na prática, o que significa?

O Since é um evento de discussões internas da categoria. Tradicionalmente, conta com três grupos de trabalho: um discute formação e mercado de trabalho do economista, outro debate o aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons e um terceiro aborda a conjuntura econômica. Quem participa destas discussões são os delegados indicados pelos Conselhos Regionais de Economia. Cada Corecon tem direito a um mínimo de quatro delegados, e mais um para cada 700 ECVs.

Os ECVs em questão são os Economistas em Condição de Voto – ou seja, profissionais que estão devidamente registrados e adimplentes com o respectivo Regional e que, desta forma, estão habilitados para votar nas eleições que se realizam a cada ano, no mês de outubro. A quantidade de economistas registrados e adimplentes faz com que um Corecon possa ter mais representatividade em algumas das instâncias do Sistema Cofecon/Corecons – e o Since é uma delas. Assim, a cada 700 economistas em condição de voto, o Regional ganha o direito de ser representado por um delegado a mais durante o evento.

Outra alteração tem a ver com a comissão organizadora, que passa a ter o presidente e vice-presidente do Cofecon e do Corecon sede e mais seis integrantes escolhidos de forma paritária.

Calendário eleitoral

O plenário do Cofecon também aprovou o calendário eleitoral do Sistema Cofecon/Corecons. As datas de inscrições de chapas, impugnações, recursos e demais procedimentos serão informadas oportunamente aos Conselhos Regionais de Economia. As eleições, que decidirão os novos conselheiros regionais de cada um dos Corecons, serão realizadas das 8 horas de 27 de outubro até as 20 horas de 31 de outubro, pela internet, como vem sendo feito nos últimos anos.

Registro de bacharéis em Relações Internacionais

Foi aprovado pelo plenário o registro de bacharéis em Relações Internacionais formados pelo Uniceub (DF) nos Conselhos Regionais de Economia.

A Resolução nº 1.997, de 3 de dezembro de 2018, regulamentou este tipo de registro.  Os egressos dos cursos de graduação em grau de bacharelado e conexos ao de Economia, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação, que sejam voltados ao exercício de atividades nos campos abrangidos pela Lei nº 1.411/1951 e pelo Decreto nº 31.794/1952, terão seus registros e atribuições regulados pela referida presente Resolução.

Os Corecons deverão solicitar ao Cofecon a análise dos cursos passíveis de registros, os quais deverão obedecer a requisitos estabelecidos na norma.