Economia em Debate: “Por um novo arcabouço fiscal”

Evento virtual com transmissão pelo YouTube do Cofecon recebe os economistas Felipe Salto e Igor Rocha.  

O Conselho Federal de Economia realizará no dia 27 de maio, às 17 horas, mais uma edição do Economia em Debate. O tema da vez será “Por um novo arcabouço fiscal” e o evento contará com os economistas Felipe Salto, secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, e Igor Rocha, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. A transmissão será por meio do YouTube do Cofecon (link AQUI).

Sobre o tema 

Embora haja mais de uma dezena de regras fiscais em vigência no Brasil, três delas constituem as principais âncoras fiscais no Brasil: a “Regra de Ouro”, a meta de resultado primário e o teto de gastos. O conjunto das regras tem base no chamado pensamento ortodoxo, que é alvo de severas críticas por favorecer, por exemplo, a precarização dos serviços públicos (uma vez que não há aumento real nos gastos, mas há crescimento populacional), a limitação dos investimentos públicos (necessários para superar um momento de crise como o atual), o aumento da desigualdade, entre outros problemas que impactam principalmente a população mais vulnerável.   

Sobre o teto de gastos, o Cofecon tem se posicionado, ao longo dos últimos meses, por meio de notas oficiais e artigos de opinião.  Para o presidente da Autarquia, Antonio Corrêa de Lacerda, o teto de gastos é um projeto que nasceu morto por limitar os investimentos necessários em infraestrutura, políticas sociais, ciência e tecnologia, educação e saúde.  

Desta forma, qual seria o arcabouço fiscal mais adequado para o País? Fortaleça o Economia em Debate enviando comentários e perguntas pelo chat do YouTube para os economistas convidados. A mediação do evento será feita pela jornalista Idiana Tomazelli, da Folha de S. Paulo. Também participam o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, como comentarista, e o conselheiro federal Fernando de Aquino Fonseca Neto, como apresentador. 

Economistas convidados 

Felipe Salto é economista e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Recebeu o Prêmio Jabuti com o livro “Finanças públicas: da contabilidade criativa ao resgate da credibilidade”, organizado junto a Mansueto Almeida. Foi professor de pós-graduação na FGV/SP e no Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Atuou por seis anos na Instituição Fiscal Independente, no Senado. Atualmente é secretário da Fazenda e Planejamento no estado de São Paulo. 

Igor Rocha é economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), com mestrado em Economia pela Unicamp e doutorado pela Universidade de Cambridge. Recebeu o prêmio Luca d’Agliano, em conjunto com o Churchill College (da Universidade de Cambridge) pelo projeto de pesquisa de doutorado (Ensaio sobre crescimento econômico e desenvolvimento industrial: uma análise comparativa entre o Brasil e a Coreia do Sul). É pesquisador associado ao CND/FGV e economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). 

Mediadora 

Idiana Tomazelli, mediadora do debate, é jornalista graduada pela PUC/RS e tem experiência na área de economia. Atuou na Agência Estado e está desde 2021 na Folha de S. Paulo. 

Comentarista 

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP. A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lacerda é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os livros, destacamos: “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, obra que reúne 9 autores e que resgata os principais elementos da biografia, do pensamento e das atividades do grande Economista em seu centenário de nascimento, “Desnacionalização” – vencedora do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia -, “O Brasil no Contexto 1987-2007”, “Brasil – o futuro que queremos”, “O impacto da globalização na economia brasileira”, “Crise e oportunidade: o Brasil no cenário internacional”, “Globalização e investimento estrangeiro no Brasil” e o “O Mito da Austeridade”. 

Apresentador 

Fernando de Aquino Fonseca Neto é economista pela UFPE, mestre em Economia pelo Pimes/UFPE e doutor em Economia pela UnB. Integrou o quadro de economistas da UFPE, de auditores do TCE/PE e de professores da União Educacional de Brasília (Uneb, 2000-2006), da Faculdade Boa Viagem (FBV, 2007-2008) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap, 2011-2012). Presidente e Vice-Presidente do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE, 2011-2017). Atualmente é analista do Banco Central do Brasil (desde 1993) no Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab) e conselheiro coordenador da Comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia (Cofecon).