Lacerda participa de debate sobre criptoativos

Programa foi ao ar pela TV GGN, no YouTube. Para Lacerda, universo dos criptoativos é desconhecido e pouco regulamentado.

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, participou nesta quinta-feira (19) do programa Nova Economia, que vai ao ar pelo canal TVGGN no Youtube. O tema em discussão foi “A miragem das criptomoedas e o futuro da blockchain”.

Em sua intervenção, Lacerda falou sobre o fenômeno da financeirização da economia. “O que ocorreu, a partir da década de 1980, foi o deslocamento do volume de ativos relativamente ao PIB”, comentou o presidente do Cofecon. “Historicamente estes dois indicadores sempre guardaram relação. Embora um se refira a estoque e outro a fluxo, um caminhava próximo do outro. Hoje, sem considerar os derivativos e os criptoativos, o volume é de cinco vezes o PIB global”.

O que levou dois indicadores que caminhavam juntos a uma desproporção tão grande? “Houve um processo especulativo sobre todos os ativos. Os tradicionais, como bolsa, câmbio e juros, e mais recentemente os criptoativos”, argumentou Lacerda. “Vejo o esforço de alguns jornalistas e programas televisivos para tentar explicar o movimento dos criptoativos com a subida da taxa de juros norte-americana, a guerra na Rússia e na Ucrânia e o lockdown na China. É claro que isso afeta todos os ativos, de forma geral, mas no caso dos criptoativos o rei está nu”.

Lacerda chama a atenção para o fato de que o mundo dos criptoativos é bastante desconhecido e pouco regulamentado. “Então, todos os impactos que há sobre os ativos tradicionais vão se multiplicar no caso dos criptoativos, porque não há um processo regulatório internacional significativo – e, diga-se de passagem, após o rompimento de Bretton Woods, nem os mercados tradicionais têm uma nova ordem”, apontou. “Todos nós aqui recebemos perguntas das pessoas nos mais variados lugares, inclusive nas festas de famílias, sobre comprar criptoativos. Para não esticar muito, eu digo: você aplica em mercado futuro, na bolsa de valores, em moedas? Quando a pessoa responde que não, eu digo que então é melhor não entrar em criptomoedas”.

Além de Lacerda, participaram do debate os jornalistas Luís Nassif e Sergio Leo, os economistas João Furtado e Leda Paulani e o processor de Sociologia Econômica da UFC Edemilson Paraná. O debate pode ser assistido no vídeo abaixo: