Eleição para presidente e vice-presidente do Conselho Federal de Economia

Conselheiros federais elegem Antonio Corrêa de Lacerda e Paulo Dantas da Costa para presidência e vice-presidência do Cofecon

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizou neste sábado, 11 de dezembro, a eleição para presidência e vice-presidência da Autarquia para o exercício 2022. A partir da indicação e do apoio dos membros do plenário, o atual presidente, Antonio Corrêa de Lacerda, foi reconduzido ao cargo, com novo mandato a partir de 1º de janeiro, ao lado do conselheiro federal Paulo Dantas da Costa (BA) como vice-presidente. A eleição aconteceu durante a 710ª Sessão Plenária, realizada em formato híbrido.

Lacerda ocupa a presidência do Conselho Federal desde 2020, com mandato anterior em 1999. À frente da Autarquia, Lacerda dará continuidade a projetos estratégicos do Sistema Cofecon/Corecons, sempre com foco na valorização profissional e no reconhecimento da sociedade do importante trabalho realizado pelos economistas e pelos Conselhos Federal e Regionais em prol do crescimento econômico inclusivo.

Dantas, atual coordenador da Comissão de Normas, trabalhou intensamente, junto aos demais Conselhos de Fiscalização Profissional, nas ações para interromper a tramitação da PEC-108, uma das maiores conquistas do Sistema no ano de 2021.

 Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP. A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lacerda é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos acadêmicos, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os livros, recentemente lançou “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, obra que que resgata os principais elementos da biografia, do pensamento e das atividades do grande Economista em seu centenário de nascimento e faz uma reflexão sobre os desafios que se apresentam para o Brasil. Destacamos também outras obras: “Desnacionalização” – vencedora do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia -, “O impacto da globalização na economia brasileira”, “Crise e oportunidade: o Brasil no cenário internacional”, “Globalização e investimento estrangeiro no Brasil” e o “O Mito da Austeridade”.

Paulo Dantas da Costa é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia e especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Trabalhou no Banespa até 1978. Foi Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia até junho de 1994, tendo ocupado diversos cargos de direção, inclusive o de Coordenador de Programação Financeira. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) e presidente do Cofecon em 2014 e 2015. Atualmente, é consultor em diversas empresas públicas e privadas.