Lacerda fala sobre perspectivas para a economia em 2022 à Isto É Dinheiro

O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, foi ouvido em uma matéria da Isto É Dinheiro junto a outros economistas. A pauta é o cenário econômico brasileiro e as perspectivas para 2022. Com o Produto Interno Bruto (PIB) caindo, os entrevistados acreditam que a desvalorização deliberada e sem controle efetivo do Real, além das crises econômicas, levaram o Brasil à recessão técnica atual.

Segundo Lacerda, a desaceleração da economia neste ano está deixando para 2022 poucos vetores de crescimento. O presidente do Cofecon afirma que a tempestade perfeita precisa ser combatida para que as condições de crescimento possam ser retomadas. “O desemprego continua muito elevado, temos queda da renda real, a inflação segue persistente em todos os setores da economia, a alta da taxa de juros vai continuar. Essa combinação reduz o consumo e o nível de investimentos.”

No quesito renda, Lacerda se baseia nos dados mais recentes de retração. De acordo com o IBGE, o rendimento real dos trabalhadores ocupados brasileiros em setembro foi de R$ 2.459, cifra 11,1% menor que no terceiro trimestre do ano passado. Embora a taxa de desemprego tenha diminuído neste ano, ainda há mais de 13 milhões de brasileiros sem trabalho.

Confira a matéria completa clicando aqui.