Conselheiro Fernando de Aquino fala sobre queda de vendas no varejo ao Bom Dia Amazônia

O conselheiro federal Fernando de Aquino falou ao Bom Dia Amazônia, jornal da Rede Globo, sobre queda de vendas no varejo. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta (8), mostra que o desempenho do setor caiu pelo terceiro mês consecutivo.

O economista Aquino afirmou, ao jornal, que o desempenho ruim é reflexo de uma série de fatores que incluem nível de emprego baixo, salários que não acompanham a inflação, o alto nível de endividamento das famílias e taxas de juros elevadas. “A taxa de juros subiu muito e tem dificultado o crédito ao consumidor para novas compras. No período de taxas mais baixas, os consumidores também se endividaram muito e estão com alto nível de endividamento, o que também dificulta o consumo no varejo”, pontuou.

Segundo a matéria, apesar das perspectivas para o ano que vem apotarem para uma possível estagnação, ou até mesmo recessão, o programa do Gopverno de auxílio às familias pode impulsionar o comércio varejista. “Nós temos um fator que vai favorecer o comércio varejista que é o auxílio emergencial de 400 reais. Então vai aumentar o poder de compra da população em geral, mas a gente não sabe se o efeito vai ser suficiente para, de fato, reverter esse período de queda e retração atual do comércio varejista”, explicou o conselheiro.

Confira a matéria na íntegra clicando aqui.