Conselheira Ana Cláudia Arruda fala sobre aumento da Selic à TV Justiça

A conselheira federal Ana Cláudia Arruda participou do programa Tá na Web da TV Justiça nesta quarta (8). O tema da entrevista foi o Copom e a taxa Selic, que está entre os temas mais buscados no Google nesta semana. Isso porque o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu para definir a taxa básica de juros. Esse já é o sétimo aumento seguido da Taxa Selic, uma tentativa de frear a inflação do nosso país.

A economista Ana Cláudia explica que o Banco Central tem o costume de utilizar a alteração das taxas de juros como política de ajuste da inflação há um bom tempo, mas os impactos continuam aumentando. “O aumento tem repercursões muito fortes porque inibe o consumo e o investimento. Isso faz com que as empresas entrem em um processo ainda mais intenso de redução de perspectivas de retomada do crescimento econômico. […] Vai repercutir, fundamentalmente, no encarecimento do crédito, na diminuição do financiamento, na elevação da dívida pública e no beneficiamento para o setor financeiro e para os detentores dos títulos públicos”, afirmou.

O impacto da decisão do Copom também chega nas poupanças dos brasileiros. “Para quem tem recurso na poupança, os analistas do mercado financeiro recomendam que procure outras aplicações financeiras de renda fixa que tenham juros melhores”, pontuou a economista. Segundo Ana Cláudia, as perspectivas para a economia em 2022 vão ainda piores e uma das soluções mais discutidas é tocar as reformas, por exemplo, tributária e administrativa, pois “quem tem dinheiro está se beneficiando mais uma vez, que é a lógica da economia brasileira”.

Confira a matéria completa aqui.