Nobel de Economia vai para David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens

A Real Academia Sueca de Ciências divulgou nesta segunda-feira (11) os nomes dos economistas David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens como ganhadores do Prêmio Nobel de Economia de 2021. Card foi premiado “por suas contribuições empíricas para a economia do trabalho” e receberá metade do prêmio; a outra metade será dividida por Angrist e Imbens “por suas contribuições metodológicas para a análise de causa e efeito”.

“Os premiados deste ano – David Card, Josha Angrist e Guido Imbens – trouxeram novos insights acerca do mercado de trabalho e demonstraram quais conclusões podem ser tiradas a partir de experimentos naturais”, expressou a Academia em comunicado divulgado à imprensa. “Sua abordagem se espalhou para outros campos e revolucionou a pesquisa empírica”.

David Card analisou os efeitos do salário mínimo, imigração e educação sobre o mercado de trabalho. Seus estudos, no início da década de 1990, demonstraram que o aumento do salário mínimo não necessariamente diminui a quantidade de empregos.

Josha Angrist e Guido Imbens se debruçaram sobre a interpretação dos dados de um experimento natural. Ao estender a escolaridade obrigatória para um grupo de alunos em um ano a mais, nem todos são afetados da mesma maneira. Desta forma, é possível tirar alguma conclusão sobre o efeito de um ano a mais de escolaridade? Na década de 1990, Angrist e Imbens resolveram este problema metodológico, mostrando como conclusões precisas sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais.

Os ganhadores

David Card nasceu em 1956 em Guelph, no Canadá. Ele obteve seu PhD em 1983 pela universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e atualmente é professor em Berkeley, California.

Joshua Angrist nasceu em 1960 em Columbus, nos Estados Unidos. Também obteve seu PhD em Princeton, em 1989. Atualmente é professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge, Estados Unidos.

Guido Imbens nasceu na Holanda em 1963. Obteve seu PhD em 1991 pela Brown University, em Providence, Estados Unidos. Atualmente é professor de economia e econometria aplicada em Stanford, Estados Unidos.

O Prêmio Nobel

O Prêmio Nobel foi criado em 27 de novembro 1895, no testamento de Alfred Nobel, cientista sueco que ficou muito rico com a invenção da dinamite. As áreas premiadas eram: Física, Química, Medicina ou Psicologia, Literatura e Paz. Os prêmios começaram a ser entregues em 1901.

Em respeito ao testamento de Alfred Nobel, nenhuma outra área de atuação é acrescentada nas premiações. A única exceção foi a Economia. Isso porque em 1968 o Banco Central Sueco, comemorando seu tricentenário, instituiu o “Prêmio do Banco Central Sueco de Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel”, patrocinado pelo próprio banco. Por esta diferença, ele não leva o nome de “Prêmio Nobel” em sua nomenclatura oficial e é anunciado após a “semana Nobel” (quando são divulgados os demais premiados). A escolha é feita pela Real Academia Sueca de Ciências.