Lacerda fala ao UOL sobre efeito colateral dos juros altos

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, foi citado em matéria publicada pelo UOL tratando da retomada da economia. O texto, de João José Oliveira, foi ao ar com o título “Vacina ajuda PIB e emprego, mas crise hídrica, inflação e juros atrapalham”.

Embora a vacinação seja um estímulo para a reabertura segura da economia, a vacina não é, por si só, uma garantia de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A inflação, os juros altos e os gargalos na produção são algumas das barreiras para a retomada da atividade econômica.

“Para conter a alta dos preços e colocar a inflação de volta dentro da meta, o BC acelerou a alta da taxa básica de juros, a Selic. Mas esse remédio tem um efeito colateral, que é exatamente desaquecer a economia, destaca o presidente do Cofecon (Conselho Federal de Economia) e professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Antonio Corrêa de Lacerda”, publicou o portal.

O presidente do Cofecon tem sido um crítico do momento vivido pela economia brasileira. Ele argumenta que a pandemia deixou evidentes vários de nossos problemas estruturais. “Embora o discurso oficial fosse de que o Brasil retomaria o crescimento econômico e a geração de empregos, nenhum indicador apontava para isso”, comentou recentemente em live promovida pelo Cofecon para debater o filme A Bolsa ou a vida.