João Sayad: um grande professor, economista erudito com visão holística da Economia

Foi com enorme pesar que o Conselho Federal de Economia tomou conhecimento da morte do economista João Sayad, ocorrida no dia 05 de setembro de 2021. O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, lembrou que Sayad foi grande professor, profundo conhecedor da obra de Keynes. “Um economista erudito com visão holística da economia. Também homem público de destaque ao participar, como secretário no Estado de São Paulo e ministro no Governo Federal na redemocratização do país.”, completou.

Dono de uma vasta trajetória, Sayad graduou-se pela FEA/USP, onde tornou-se professor em 1967; obteve o mestrado em 1970, pela mesma instituição; em Yale, nos Estados Unidos, obteve os títulos de Master of Arts e PhD em Economia.

No setor público, Sayad foi o criador do Relatório Sayad, elaborado para o governo do Rio Grande do Sul; foi secretário estadual da Fazenda (1983-1985) e da Cultura (2007-2010) em São Paulo e secretário municipal de Finanças (2001-2004) na capital paulista, além de ministro do Planejamento no governo de José Sarney. No setor privado, fundou o banco SRL. Na área internacional, foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O Cofecon, em nome dos economistas, lamenta esta perda irreparável e expressa suas condolências aos amigos e familiares de João Sayad. Seu legado para a ciência econômica e para a profissão de economista não será esquecido.