IBMEC realiza Semana Antonio Barros de Castro

Em agosto de 2021 completam-se dez anos do falecimento do economista Antonio Barros de Castro. Como forma de homenageá-lo, o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) realiza, nos dias 24 a 26 de agosto, a Semana Antonio Barros de Castro. A programação conta com uma gama de economistas renomados e acontecerá em formato virtual.

Antonio Barros de Castro dedicou a vida a pensar um projeto de desenvolvimento. Superar o atraso, reduzir desigualdades, transformar a estrutura produtiva e a sociedade através de inovações – eram essas as principais palavras de ordem. A semana é um convite para uma ampla
reflexão sobre as questões do desenvolvimento, a nova política industrial e inovação, e o Brasil num mundo sinocêntrico.

As inscrições podem ser feitas AQUI. Haverá transmissão pelo Youtube, com o link sendo enviado via e-mail no endereço eletrônico informado pelo interessado durante a inscrição.

O homenageado

Nascido no Rio de Janeiro em 1938, Castro graduou-se pela então Universidade do Brasil (atual UFRJ) e em 1977 tornou-se doutor pela Unicamp. Lecionou em várias universidades dentro e fora do País e foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 1992 e 1993, no governo Itamar Franco. Entre outros livros, escreveu Introdução à Economia: Uma abordagem estruturalista, Sete Ensaios sobre a Economia Brasileira e A Economia Brasileira em Marcha Forçada. Foi também presidente do Corecon-RJ em 1985.

Desenvolvimentista, o economista defendia a proteção de setores da economia enquanto mudanças necessárias fossem executadas para adaptação às condições internacionais. Suas áreas de interesse incluem teorias sobre desenvolvimento e crescimento econômico, políticas industriais e tecnológicas e história econômica do Brasil. No fim da vida, mostrou grande interesse pela China, acreditando que o desenvolvimento do país asiático mudaria drasticamente o cenário internacional.

Castro faleceu em 21 de agosto de 2011, quando o teto do escritório em sua casa desabou.

Programação

Dia 24 de agosto: 18h às 19:40

Primeira mesa: Panorama da obra de Antonio Barros de Castro
Coordenação: Ana Célia Castro (CBAE/UFRJ)
Participantes (45 minutos): Ricardo Bielschowsky (IE/UFRJ), Mauro Boyanovsky (UNB) e Pedro Dutra Fonseca (UFRGS)

Roda de conversa (25 minutos): Leda Paulani (FEA/USP), Mario Possas (IE/UFRJ), Matias Vernengo (Bucknell University), Maria Antonieta Leopoldi (PPED/IE/UFRJ, UFF) e Jaques Kerstenetzky (IE/UFRJ)

Sobre o tema regional (10 minutos): Tania Bacelar (UFPE) e Clélio Campolina Diniz (UFMG).

Debates (15 minutos)

Dia 25 de agosto: 18h às 19:40

Segunda mesa: Política Industrial e Inovação
Coordenação: Lavinia Barros de Castro (IBMEC)
Participantes (45 minutos): Francisco Eduardo Pires de Souza (IE/UFRJ), Luís Carlos Bresser Pereira (FGV) e Mariano Laplane (UNICAMP)

Roda de conversa (15 minutos): Carlos Frederico Rocha (IE/UFRJ), João Carlos Ferraz (IE/UFRJ) e Jorge Avila (UNIRIO).

Adendo BNDES (10 minutos): Julio Raymundo (BNDES) e José Pio Borges (CEBRI)

Adendo Conjuntura (10 minutos): Margarida Gutierrez (COPPEAD/UFRJ) e Caio Cesar Prates Locke (IE/UFRJ)

Debates (15 minutos)

Dia 26 de agosto: 18h às 19:40

Terceira mesa: O Mundo Sinocêntrico
Coordenação: Eduardo Bastian (IE/UFRJ)
Participantes (45 minutos): Leonardo Burlamaqui (UERJ, Levy Institute), Adriano Proença (Poli/UFRJ) e Elias Jabbour (UERJ)

Roda de conversa (15 minutos): Rogerio Studart, Carlos Medeiros (IE/UFRJ), Paulo Gala (FGV/SP)

Adendo Castro como orientador (10 minutos): Carlos Eduardo Young(PPED/IE/UFRJ) e Cláudia Nessi (BNDES)

Sessão de encerramento (15 minutos): Robert Wade (London School of Economics)

Debates (15 minutos)