Corecon-PE realiza terceira edição do curso Ciência de Dados para Economistas

Nos meses de abril e maio, o Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE) realizará a terceira edição do curso Ciência de Dados para Economistas, que apresentará uma abordagem com dados da economia e mercado financeiro. O instrutor é o economista Thiago Andrade, PhD em Estatística e as inscrições devem ser feitas aqui.

As aulas ocorrem ao vivo, das 14h às 18h, nos dias 10, 17 e 24 de abril; e 1º e 08 de maio, exclusivamente em formato virtual, pela plataforma Google Meet. O conteúdo fica disponível na plataforma por seis meses.

O investimento é de R$ 240 para economistas e estudantes, e de R$ 480 para os demais profissionais. O valor pode ser parcelado no cartão em até 5x sem juros. Mais informações pelo telefone (81) 99985-8433 (de segunda à sexta-feira, das 07h às 16h) e pelo e-mail [email protected]

Saiba mais sobre o curso:

EMENTA
Introdução a Ciências de Dados, Programação aplicada à análise de dados, Uso do R para a análise de dados, Técnicas estatística para análise de dados, Noções de Simulação.
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Primeiros passos com o software R e ferramentas básicas do Rstudio. Ênfase nas técnicas de importação, manipulação, sumarização, modelagem e visualização de dados. Confecção de relatórios para comunicação dos resultados. Bases de dados reais do mercado financeiro e da economia em geral são utilizadas para as diversas aplicações.
 
CONTEXTUALIZAÇÃO
Vivemos a era da informação com uma profusão de dados que surgem de diversas áreas do conhecimento. Neste contexto, o cientista de dados exerce hoje papel de singular importância: coletar, organizar e analisar dados. Entendemos que o economista é um profissional com olhar multifatorial, cujo metiê inclui a análise e interpretação de resultados. Para tanto, é fundamental que este profissional seja experimentado no uso ferramentas econométricas/estatísticas e suas respectivas implementações computacionais.
 
OBJETIVOS
Fornecer uma introdução teórico-prática à ciência de dados, incluindo definições, noções de programação em softwares livres/gratuitos, ferramentas estatísticas modernas para análise de dados, análise e interpretação de resultados, campos de atuação e limitações para o cientista de dados.
 
DIFERENCIAIS
Os alunos terão acesso às aulas gravadas, que ficarão disponíveis pelo período de seis meses após o encerramento do curso, além de todos os códigos utilizados na realização do curso. As aulas gravadas podem ser assistidas quantas vezes o aluno desejar, dentro do período de seis meses. Todo o material didático também será disponibilizado aos estudantes sem nenhum custo adicional. Um trabalho prático de conclusão de curso (apenas para os que desejarem) será aplicado com mentoria e correções individualizadas.