Lacerda participou de debate na CBN sobre o auxílio emergencial

Nesta terça-feira, 8 de dezembro, o presidente do Conselho Federal de Economia e diretor da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuarias da PUC-SP, Antonio Corrêa de Lacerda, participou do quadro “Liberdade de Expressão”, durante o Jornal da CBN.

O economista debateu com Lauro Emílio Gonzalez, professor do Departamento de Finanças da EAESP-FGV e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira, da FGV, o tema “O Auxílio Emergencial deve ser prorrogado para 2021?”.

Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra.

Segundo o presidente do Cofecon, manter ou não o auxílio emergencial não se trata de opinião, mas uma constatação. “Todos os países foram afetados pela pandemia e daqui a pouco vamos completar quase um ano de efeitos econômicos. Isso tem implicado consequências enormes do ponto de vista de queda da renda das pessoas, seja pela perda do emprego ou diminuição das horas trabalhadas, seja para aqueles que são donos de pequenos negócios ou trabalham nos setores de comércio ou serviços e tiveram uma paralisação”, explicou.

Para Lacerda, o auxílio emergencial se torna uma necessidade na medida em que se intensificam os efeitos conjunturais da pandemia e da crise econômica a partir dos problemas estruturais do Brasil. “É um país extremamente desigual do ponto de vista da renda e regional; um país que tem carências de infraestrutura de saneamento, habitação, higiene e segurança das pessoas. Então o auxílio emergencial é a única maneira de milhões de brasileiros sobreviverem”, opinou o economista.