Nesta terça-feira, economistas discutem “Mercosul e o Desenvolvimento Regional”

Mercosul e o Desenvolvimento Regional é o tema do próximo encontro do Ciclo Cofecon de Debates sobre Desenvolvimento Regional. A live ocorrerá nesta terça-feira, 17 de novembro, das 17h às 18h, com transmissão no canal do Cofecon no Youtube – www.youtube.com/c/Cofecon.

Os economistas Henrique Campos e Alberto Pfeifer irão discutir o tema, com mediação da economista Tania Cristina Teixeira, vice-presidente do Conselho Regional de Minas Gerais (Corecon-MG). O público poderá interagir pelo chat do Youtube, enviando perguntas aos expositores. 

Alberto Pfeifer é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e coordenador geral do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (GACInt) junto ao IRI-USP. Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com tese sobre o desenvolvimento de tecnologias negociais pelo México durante as tratativas do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA). Mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy e em Economia Aplicada Agrária pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela CODIMEC/IBMEC/FGV. Especialização em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) e em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP.

Henrique Campos é Mestre e Doutorando em Ciências Sociais pela UFBA, com estágio sanduíche na University of Colorado (UC) na School of Public Affaris (SPA). Graduado em Negócios Internacionais pela Universidade Salvador (Unifacs) em 2008. É professor da Escola de Ciências Sociais Aplicadas da Unifacs, pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisa em Humanas (CRH) da UFBA e coordena o Grupo de Estudo em Comércio Internacional e Políticas para o Desenvolvimento na Unifacs.

 

Ciclo Cofecon de Debates sobre Desenvolvimento Regional

A iniciativa é organizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional, coordenada pelo conselheiro Lauro Chaves Neto. Ao longo deste mês, ocorrem quatro encontros para discutir aos principais entraves das regiões brasileiras.

Os vídeos dos debates ficam disponíveis no canal do Cofecon no Youtube. Clique aqui para assistir ao primeiro deles, focado na Zona Franca de Manaus. Participaram como convidados os economistas Francisco de Assis Mourão, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Renato Mendes Freitas, secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico da SEDECTI. A mediação foi feita pela vice-presidente do Cofecon, Denise Kassama Franco do Amaral.

Clique aqui para assistir a live “O financiamento do Desenvolvimento Regional”, com os presidentes do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, e do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e mediação do conselheiro Lauro Chaves Neto.

Confira, abaixo, a agenda de debates.