Começa a segunda semana do 9º Fórum de Economia

Começou nesta segunda-feira (16) a segunda semana do 9º Fórum de Economia, realizado pelo Centro Acadêmico de Economia (CAECO) da Universidade de Brasília (UnB). O evento é aberto e está sendo realizado de maneira remota, com transmissão pelo canal do CAECO no site YouTube (AQUI). A iniciativa tem apoio do Corecon-DF.

Nesta segunda-feira (16), ao meio-dia, Luiza Nassic falou sobre A Disciplina Econômica sob a Perspectiva Feminista. A programação do dia será completada às 18 horas com a palestra de Flávia Ávila sobre A Ascenção da Economia Comportamental nas Ciências Econômicas. Flávia é organizadora do livro Guia de Economia Comportamental, em parceria com a professora Ana Maria Bianchi, lançado em 2015 na sede do Cofecon.

Na terça-feira (17), ao meio-dia, o economista Jorge Cury Neto falará sobre Economia da Oralidade. Cury é autor de um e-book sobre o tema e recentemente ministrou uma oficina por meio da plataforma de ensino a distância do Cofecon.

Na quarta-feira (18), mais duas palestras. Ao meio-dia, Camilla Dolle e Marcella Ungaretti falarão sobre A Importância dos Critérios ESG para os Investimentos. Às 18 horas, Daniel Caixeta falará sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade na visão da Economia Ecológica.

Na quinta-feira (19) o palestrante será o ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. O economista falará sobre Rumos para a Recuperação Econômica no Pós-Crise do Covid-19.

A última palestra será realizada pelo economista Sílvio Humberto, vereador de Salvador, às 18 horas. Aprovado aos 16 anos na Universidade Católica do Salvador, Sílvio foi um dos fundadores do Grupo Negro da UCSal, uma das primeiras organizações estudantis a fazer o debate racial na Bahia.

Palestras já realizadas

O evento aborda temas econômicos bastante variados, levando em conta que o período dos anos 2010 deixou diversas perguntas em aberto e problemas comuns a toda a sociedade global. As palestras estão disponíveis no canal do CAECO no Youtube (AQUI)

Várias palestras já foram realizadas na primeira semana. No dia 09, segunda-feira, o vereador Eduardo Suplicy abordou A Renda Básica de Cidadania como Meio de Promover Maior Igualdade, Dignidade e Liberdade; na terça-feira (10), Bernard Appy falou sobre Tributação no Brasil; na quarta-feira (11), Pedro Nery tratou do fim do auxílio emergencial e Tatiana Dias discorreu sobre Desenvolvimento, Políticas Públicas e Antirracismo; na quinta-feira (12), Emilio Rungo discutiu O Papel da Economia Digital no contexto da Crise da Pandemia de Covid-19 em Moçambique; e na sexta-feira (13), Elias Sampaio trouxe o tema da (in)visibilidade da questão racial no desenvolvimento brasileiro, enquanto Júlia Braga falou sobre o padrão de (de)crescimento da economia brasileira.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento (AQUI).