Inflação de setembro foi de 0,64%; presidente comenta

O presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Corrêa de Lacerda, comentou o índice de inflação divulgado nesta sexta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a instituição, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – utilizado pelo governo na definição das metas de inflação – variou 0,64% no mês de setembro. O resultado é o mais alto para o mês desde 2003.

“O IPCA de setembro variou 0,64% em setembro, acumulando 1,34% no ano. Enquanto isso, no entanto, o IGP-M calculado pela FGV, que tem mais influencia dos preços no atacado teve alta de 4,34% em setembro, acumulando aumento expressivo de 14,40% no ano e de 17,94% em 12 meses”, comparou Lacerda. “Esse dado tem sido fortemente influenciado pela alta das commodities no mercado internacional e a desvalorização do real, que até setembro, frente ao dólar, acumulou 28,5% de perda. O problema é que os preços no atacado tendem a influenciar os preços ao consumidor, o que é agravado pela crise gerada pela Pandemia. A renda da população está em queda, o desemprego é crescente, o que torna a situação muito difícil”.

De acordo com o IBGE, o IPCA acumula alta de 3,14% nos últimos 12 meses. Das capitais pesquisadas, a que acumula a maior alta é Campo Grande, com 5,22%; a menor é Curitiba, com 2,47%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 0,87% em setembro, acumulando 2,04% neste ano e 3,89% nos últimos 12 meses.