Paul Milgrom e Robert Wilson ganham Nobel de Economia

Os professores norte-americanos Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson foram anunciados nesta segunda-feira (12) pela Real Academia Sueca de Ciências como os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia 2020. A escolha se deu “pelas melhorias na teoria dos leilões e pela invenção de novos formatos de leilão”. Eles dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas – aproximadamente 1,13 milhão de dólares.

Usando a teoria dos leilões, pesquisadores tentam entender os resultados de diferentes regras de licitação e preços finais. A análise é difícil porque os licitantes se comportam de forma estratégica, com base nas informações disponíveis, levando em conta o que eles mesmos sabem e o que eles acreditam que os concorrentes sabem.

Robert Wilson desenvolveu a teoria dos leilões de objetos como o valor futuro de frequências de rádio ou o volume de minerais de uma área de exploração específica. Ele demonstrou por que os licitantes racionais tendem a colocar lances abaixo da estimativa do valor comum: eles se preocupam com a chamada “maldição do vencedor”, que consiste em oferecer um lance muito alto e vencer o leilão, mas não obter o retorno esperado.

Paul Milgrom formulou uma teoria na qual analisou estratégias de lances em uma série de formatos de leilão conhecidos, demonstrando qual dos formatos dará ao vendedor uma receita esperada mais alta no momento em que os licitantes competirem entre si.

Milgrom e Wilson inventaram novos formatos para leiloar muitos objetos inter-relacionados simultaneamente, em nome de um vendedor motivado por um amplo benefício social em vez de uma receita máxima. Em 1994 as autoridades dos Estados Unidos usaram pela primeira vez um de seus formatos de leilão para vender frequências de rádio a operadoras de telecomunicações. Desde então, muitos outros países seguiram o exemplo.

Os ganhadores

Paul R. Milgron nasceu em Detroit, Estados Unidos, em 1948. É PhD pela Universidade de Stanford, onde é professor de Humanidades e Ciências.

Robert Wilson nasceu em 1937 em Geneva, Estados Unidos. É doutor em administração de empresas pela Universidade de Harvard e professor emérito de gestão na Universidade de Stanford.