Corecon-PB realizou solenidade em homenagem ao centenário de nascimento de Celso Furtado

O Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB) realizou solenidade comemorativa na manhã deste domingo, 26 de julho, para celebrar o centenário de nascimento do economista Celso Furtado. Nascido em Pombal-PB, foi um dos principais pensadores da Ciência Econômica. Suas ideias e obras permanecem atuais; são difundidas no Brasil e no mundo e contribuem para a formação de novas gerações de economistas. 

O evento foi transmitido pelo canal do Rotary Club no Youtube e está disponível – clique aqui para assistir à solenidade.

Segundo o presidente do Corecon-PB, Celso Pinto Mangueira, foi um dos mais destacados eventos nacionais em memória de Celso Furtado, por combinar os formatos virtual e presencial. Ao todo, 20 personalidades acompanharam presencialmente e mais de 200 prestigiaram virtualmente.

“Tenho certeza de que muitos que nos assistem gostariam de estar aqui pelo longo período em que estão em suas residências ou isolados, por conta da pandemia do novo coronavírus”, destacou Celso Pinto Mangueira.

A viúva de Celso Furtado, a jornalista Rosa Freire D’Aguiar, enviou um vídeo com depoimento. Diretora do Centro Internacional Celso Furtado e curadora de seu legado, Rosa agradeceu todos os esforços feitos na Paraíba para celebrar o centenário e ressaltou a gratidão de Furtado pelo estado.

“Ele viveu seus 20 primeiros anos na Paraíba, sendo os primeiros oito no sertão e os demais em João Pessoa. Sempre me dizia que foi aí que se formou e aprendeu o gosto por dois instrumentos que lhe serviram pela vida inteira: a música e a leitura. Os ensinamentos musicais o marcaram pelo resto da vida e o fizeram compreender e ter paixão e amor pela música clássica – ele trabalhava sempre ouvindo música e se lembrou das aulas até o fim da vida. O gosto pela leitura foi incentivado pela família dele mas também pelos amigos que tinha na Paraíba. Foi nessa fase, entre 12 e 14 anos, que se reunia com os amigos em uma praça e consolidou o gosto pela leitura”, observou Rosa D’Aguiar.

Rosa destacou que Celso Furtado sempre teve amor pela Paraíba, “como quem tivesse lhe dado as armas para enfrentar o mundo”.

Na ocasião também foi empossada a nova diretoria do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e entregue a Medalha Celso Furtado ao economista Rômulo Polari, ex-reitor da UFPB. A iniciativa marcou o lançamento, pela Superintendência dos Correios, de um selo personalizado alusivo à data. O governo do estado e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) apresentaram a trilogia “Celso Furtado: a esperança militante”.