Paraíba tem festividades pelo centenário de Celso Furtado

Em comemoração ao centenário do nascimento de Celso Furtado, que ocorrerá no dia 26 de julho de 2020, uma série de atividades acontecerão no estado da Paraíba – promovidas pelo Conselho Regional de Economia e por várias entidades parceiras.

No dia 21 de julho, às 15 horas será realizado um curso livre do Núcleo Celso Furtado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Haverá uma exibição do filme O Longo Amanhecer, cinebiografia do célebre economista, e um debate com José Mariani, diretor do filme, e Daniel Antiquera, do Departamento de Relações Internacionais. O evento terá coordenação do professor Lucas Milanez e transmissão pelo canal “Soy Loco Por Ti América”, no site YouTube.

No dia 22 de julho será realizado o sexto webinar da série “A Economia que Queremos”, com o economista André Tosi Furtado, professor titular da Unicamp e filho de Celso. A mediação será novamente do professor Milanez e o evento será transmitido ao vivo pelo canal do Corecon-PB no YouTube. Também serão exibidos vídeos com falas da socióloga Sofia Furtado e da deputada Pollyana Dutra, autora da lei que instituiu o ano de 2020 na Paraíba como Ano do Centenário de Celso Furtado.

No dia 24, das 9 às 12 horas, haverá uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba com a participação de diversas personalidades convidadas para falar sobre Celso Furtado. A sessão foi convocada pela deputada Pollyana Dutra e será realizada por meio da plataforma Zoom.

No dia 26, domingo, data do centenário, haverá uma solenidade presencial restrita na sede do Rotary Club, com transmissão ao vivo no canal do Corecon-PB no YouTube. Na ocasião será empossada a nova diretoria do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e entregue a Medalha Celso Furtado ao economista Rômulo Polari, ex-reitor da UFPB. Também será lançado pela Superintendência dos Correios um selo personalizado alusivo à data. O governo do estado e a UEPB apresentarão também a trilogia “Celso Furtado: a esperança militante”.

No dia 28, às 15 horas, haverá um novo módulo do curso livre do Núcleo Celso Furtado, desta vez com o tema “A contemporaneidade da condição periférica – influências e enquadramento do pensamento de Celso Furtado no pensamento econômico”. O expositor será Alexandre Lyra Martins, do departamento de Economia da UFPB.

Ainda no mês de julho, haverá o lançamento da revista Nordeste com o tema “É tempo de comemorar o centenário do economista inovador Celso Furtado” por parte do Corecon-PB,Wscom e Fundação Joaquim Nabuco.

Celso Furtado

Celso Furtado nasceu em Pombal, Paraíba, em 26 de julho de 1920. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ e concluiu o doutorado na Universidade de Paris-Sorbonne com uma tese sobre a economia brasileira no período colonial. Em 1949 mudou-se para o Chile para integrar a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). De volta ao Brasil, assumiu uma diretoria do BNDE (atual BNDES) trabalhou na elaboração do plano de metas do governo JK e, enquanto morava em Cambridge, escreveu sua obra mais famosa, Formação Econômica do Brasil, publicada em 1959. A pedido do presidente Juscelino Kubitschek, criou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Foi Ministro do Planejamento de João Goulart, teve seus direitos políticos cassados pelo Ato Institucional (AI-1) e Ministro da Cultura de José Sarney. Em 1997 entrou para a Academia Brasileira de Letras. Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de novembro de 2004. Em homenagem ao centenário de seu nascimento, o Cofecon instituiu o ano de 2020 como Ano Celso Furtado.