Plenária do Cofecon reuniu conselheiros federais e presidentes dos Corecons

O Conselho Federal de Economia realizou, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a 695ª Sessão Plenária Ordinária Ampliada, com a presença dos conselheiros federais e presidentes dos Conselhos Regionais de Economia. O evento ocorreu na sede do Cofecon, em Brasília, e foi a primeira reunião coordenada pela nova gestão que tem o economista Antonio Corrêa de Lacerda como presidente e a economista Denise Kassama Franco do Amaral como vice-presidente.


No início da reunião, os presidentes dos Corecons apresentaram demandas para serem avaliadas pelo plenário. Entre os tópicos abordados estão a PEC nº 108/2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos de fiscalização profissional; ementa para curso de Economia com ênfase de prática financeira e orçamentária, planejamento e outros; cursos de capacitação online; e articulação para derrubada da Resolução do MEC que não exige registro profissional no Corecon para ministrar aulas de economia.


Após a sessão conjunta com os presidentes, a reunião teve continuidade apenas com os conselheiros federais, que aprovaram a nota “Para além do crescimento econômico” – clique aqui para acessá-la. A nova diretoria apresentou o plano de trabalho para 2020 e formou comissões e grupos de trabalho para condução das atividades ao longo do ano.


Destaque, também, para instituição do Ano Celso Furtado, em 2020, em comemoração ao centenário do notável economista brasileiro, que completaria 100 anos. Em parceria com os Corecons, o Cofecon desenvolverá diversas atividades ao longo dos próximos meses para homenagear sua memória.


Por fim, foram apreciados regulamentos da X Gincana Nacional de Economia, do XXVI Prêmio Brasil de Economia e do V Desafio Quero Ser Economista, além de processos administrativos e contábeis.