A 692ª Sessão Plenária Ordinária Ampliada do Cofecon ocorreu em Florianópolis.

Conselheiros federais e presidentes do Conselhos Regionais de Economia reuniram-se, após o encerramento do XXIII Congresso Brasileiro de Economia, na 692ª Sessão Plenária Ampliada do Cofecon. A reunião ocorreu no dia 19 de outubro, em Florianópolis.


Os presidentes apresentaram demandas ao plenário do Cofecon durante o período da manhã. Discutiram os encaminhamentos referentes à PEC 108/2019, que pretende alterar a natureza jurídica dos conselhos profissionais, com informes do presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, sobre tratativas realizadas com parlamentares e representantes dos demais conselhos.


Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), Celso Pinto Mangueira, realizou a apresentação do XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), o qual ocorrerá em 2020 na cidade de João Pessoa. O evento destacará o centenário do economista Celso Furtado, com palestras e homenagens.


Entre outros temas tratados na reunião estão a forma de custeio dos novos sistemas contábil e cadastral; propostas de soluções para a crise financeira vivenciada pelos Corecons, como a possibilidade de firmar convênios com receitas adicionais para os Corecons; e a contratação de Fintech para emissão de boletos, reduzindo assim as despesas com as cobranças. O grupo também avaliou o XXIII CBE, destacando os pontos altos e o que pode ser melhorado nas próximas edições.


Na parte da tarde, apenas os conselheiros federais estiveram reunidos. Trataram da fixação de anuidades e emolumentos e regulamentação da instalação de câmaras de mediação e arbitragem no âmbito dos Corecons, mediante convênios a serem firmados preferencialmente com os sindicatos da categoria.


A plenária também definiu os Destaques Econômicos de 2019. Em votação, o economista Paulo Sandroni foi escolhido Personalidade Econômica do Ano. Serão premiados, ainda, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), na categoria Desempenho Técnico; A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na categoria Academia; e o Jornal GGN, na categoria Mídia. A premiação ocorrerá durante o XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, a ser realizado no próximo ano em João Pessoa.