Economista Paulo Sandroni é eleito Personalidade Econômica do Ano

O economista Paulo Sandroni foi eleito pelo Sistema Cofecon/Corecons como Personalidade Econômica do Ano 2019. Sandroni é o idealizador da Gincana Nacional de Economia e autor de diversas publicações, entre elas o Dicionário de Economia, além do desenvolvimento de projetos e estudos sobre desenvolvimento urbano.

A entrega do prêmio ocorrerá durante o XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), a ser realizado em 2020 na cidade de João Pessoa (PB).

Paulo Sandroni (São Paulo, 1939) é um economista brasileiro. Graduado pela FEA-USP em 1964, é mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre 1965 e 1969, foi professor da Faculdade de Economia da PUC-SP e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro. No início dos anos 1970, trabalhou na Universidade do Chile e na Universidade de Los Andes, em Bogotá. Atualmente é professor da Escola de Administração de Empresas , da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e da Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fellow do Lincoln Institute of Land Policy, um think tank de Cambridge (Massachusetts) que se dedica a questões relacionadas com a tributação, uso e regulação do solo.

O economista foi responsável pela análise do modelo econômico e financeiro do projeto de desenvolvimento urbano Recife-Olinda, e pelo Plano Financeiro de Revitalização e Recuperação do CAS (Centro Antigo e Histórico de Salvador), Bahia. Participou do Projeto de Operação Urbana no Aeroporto Internacional de Viracopos para o Município de Campinas (2011) e realizou o planejamento do descarte final de resíduos domésticos e de construção em Salvador (Bahia, Brasil), utilizando o conceito de Zero Resíduos (2011).

A experiência de Paulo Sandroni no desenvolvimento de projetos internacionais é extensa. Foi consultor do Plano Abrangente para o Desenvolvimento das Cidades Sagradas de Makkah e Al Madinah na Arábia Saudita;  desenvolveu o plano de reconstrução para Porto Príncipe – Haiti, analisou a possibilidade de Cepacs (certificados ou Potencial Adicional de Construção) na Operação Urbana de Ciudadela Gonzalo Vallejo Restrepo e na Quebrada Egoyá, na Colômbia e na Câmara Argentina da Construção (Câmara Argentina de Construção), em Buenos Aires. O economista também desenvolveu um trabalho com a Universidade Autônoma do México UNAM, para analisar as bases institucionais do desenvolvimento urbano, realizando um comparativo com o Brasil.