XXIII CBE: Cooperativismo e economia compartilhada serão discutidos durante o evento

Debates sobre a escassez de recursos do planeta estão em pauta em todo o mundo, assim como possibilidades de torná-lo mais sustentável para as próximas gerações. A economia compartilhada é apresentada como um modelo que pode impactar positivamente o planeta, pois permite que as pessoas mantenham seu estilo de vida sem precisar adquirir mais produtos. O cooperativismo também tem mostrado sua importância no combate às desigualdades sociais, na inclusão social e econômica e no desenvolvimento sustentável do planeta.

Cooperativas e Economia Compartilhada são temas que estão na programação do XXIII Congresso Brasileiro de Economia, e serão apresentados pelos economistas Ivan Roberto de Borba, Luiz Alberto de Souza Aranha Machado e Marcelo Martinovich dos Santos no dia 18 de outubro, a partir das 16h30.

Garanta a sua participação no XXIII CBE, em www.cbe2019.com.br. De 16 a 18 de outubro, economistas de todo o País estarão reunidos em Florianópolis para discutirem “Alternativas para a retomada do desenvolvimento econômico”. Inscreva-se!

IVAN ROBERTO DE BORBA – Diretor Executivo na Cooperativa de Credito do Norte Catarinense – Acredicoop, Joinville/SC. Mestrado em Cooperativismo com Ênfase em Gestão e Economia de Credito pela Universidade FUNDACE – USP – Ribeirão Preto-SP. Participou do Curso “ La Experiência Cooperativa de Mondragon-Espanha pela Universidade Centro Formación Cooerativa y Directiva – Otalara. Pós graduado em Gestão Estratégica de Negócios, pela Universidade: FURB/INPG e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade FURB-Fundação Universidade Regional de Blumenau.

 

LUIZ ALBERTO DE SOUZA ARANHA MACHADO – Economista formado pela Universidade Mackenzie, com especialização em Desenvolvimento Latino-Americano pela Boston University. Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Sócio-diretor da empresa SAM – Souza Aranha Machado Consultoria e Produções Artísticas. Conselheiro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e da Fundação Educacional Inaciana (FEI). Autor dos livros “Como enfrentar os desafios da carreira profissional” (Trevisan Editora, 2012) e “Das quadras para a vida: lições do esporte nas relações pessoais e profissionais” (Trevisan Editora, 2018).

 

MARCELO MARTINOVICH DOS SANTOS – Pós-Graduado em Administração Financeira, Economista e Publicitário. Delegado do CORECONSP – Conselho Regional de Economia de São Paulo e Conselheiro do COFECON – Conselho Federal de Economia de 2010 a 2016. Co-Autor do Livro “Consultoria Empresarial” pela Editora Literare-SerMais; Palestrante: CONECON – 2015 – Congresso Nacional Virtual de Economia; CBE – 2013 – Congresso Brasileiro de Economia-Manaus-AM; ENE – 2011 – Encontro de Economistas do Nordeste-Maceió-AL; ENESE – 2010 – Encontro Nacional dos Sindicatos de Economistas-Belém-PA.  Laureado com a Comenda “Mário Henrique Simonsen” como Economista homenageado. Coordenador e Docente nas seguintes Instituições nos cursos de Pós e MBA: USCS-SP; Unifae-SP; Faculdade Unimed-MG, Puc-SP, Fmu-SP, Esan-SP, Universidade do Varejo-CDL-CE, Unic-Universidade de Cuiabá-MT, Uirapuru-SP, Uningá-PR. Além de entidades como: Fiesp, Ciesp, Sindipeças, INP, Abup, Siamfesp, Sindiplast. Diretor da Martinovich & Associados Consultoria e Treinamento; Empresário atuante no meio econômico-financeiro há 31 anos e, neste período atuou como executivo da Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo, Trevisan & Associados, Banco Nacional (Itaú-Unibanco) e do Grupo Pilkington.