XXIII CBE: Mercado de Trabalho será discutido durante o evento

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação caiu de 12,5% para 11,8% na passagem do trimestre encerrado em abril para o terminado em julho, com menos 609 mil pessoas desocupadas. No entanto, a melhora na taxa de desemprego está relacionada ao aumento do trabalho informal. No trimestre encerrado em julho, o total de empregados do setor privado sem carteira de trabalho assinada atingiu 11,7 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica iniciada em 2012. 

Mercado de trabalho será um dos temas em debate durante o XXIII Congresso Brasileiro de Economia. A discussão sobre esse assunto ocorrerá no dia 17/10, a partir das 16h30, com a participação de Márcio Pochmann, Paulo de Martino Jannuzzi e Ladislau Dowbor.

Você já garantiu a sua participação no XXIII CBE? O evento será realizado em Florianópolis, de 16 a 18 de outubro de 2019, no CentroSul. As inscrições estão abertas e devem ser feitas em www.cbe2019.com.br

MARCIO POCHMANN – Economista, professor titular da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos da Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp. Presidente da Fundação Perseu Abramo. Foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo (2001-2004), presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2007-2012); consultor de instituições nacionais (DIEESE, FIESP, SEBRAE, MTE) e internacionais (OIT, BID, UNICEF); pesquisador-visitante em universidades na França, Itália e Inglaterra. Autor de mais de 60 livros sobre economia, desenvolvimento e políticas públicas.

 

PAULO DE MARTINO JANNUZZI – Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas(ENCE) do IBGE. Pesquisador PQ/CNPq no projeto Políticas Públicas, Mudança Social e Dinâmica Demográfica no Brasil de 1992 a 2014. Foi Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social entre 2011 e maio de 2016.

 

LADISLAU DOWBOR – Ladislau Dowbor é economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros.