Cofecon participou da Frente Parlamentar em Apoio aos Conselhos Profissionais

O presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, prestigiou o ato de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Conselhos Profissionais. O evento ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, no dia 28 de agosto, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, que lotaram o auditório Nereu Ramos.

Wellington Leonardo esteve na mesa diretora da solenidade, ao lado do coordenador da Frente, deputado Rogério Correia; da deputada Alice Portugal; da presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Rita de Cássia Ferreira Frumento; do assessor jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, Oswaldo Pinheiro; do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Kruger; da presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Arcoverde Nóbrega; e do presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores das Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional, Paulo Sérgio Fernandes (Fenasera).

Em sua fala durante o evento, o deputado federal Ivan Valente afirmou ter enviado requerimento de informações à Casa Civil sobre a PEC nº 108/2019 e questionou quem participou da elaboração da matéria. “A resposta foi a seguinte: o Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas. Alguém foi ouvido lá e não deve ser representante de vocês, para aceitar esse tipo de proposta”, comentou. O parlamentar observou que é um momento de entender o que se passa no País, e não só nas profissões regulamentadas. 

O presidente do Cofecon rebateu a resposta contida no documento enviado pela Casa Civil. “Quero registrar que nem Paulo Guedes nem o governo contam com o apoio dos Conselhos de Economia, nem do Federal nem dos Regionais. Sublinho que participei de muitas reuniões do Fórum dos Conselhos mencionado pelo deputado Ivan Valente e nunca me comunicaram ou pediram a minha opinião sobre conluio com o governo”, destacou Wellington Leonardo.

Em sua fala, o presidente disse, ainda, que o Conselho Federal de Economia e os Conselhos Regionais de Economia lutarão contra a PEC 108 até o último minuto. “Nós somos o último bastião para garantirmos algum nível de decência na relação capital trabalho, pelo menos das profissões regulamentadas, e vão tentar nos destruir de várias maneiras. Nós vamos nos defender, não por corporativismo, mas em defesa da sociedade. Os conselhos e seus funcionários representam uma parede contra maus profissionais, zelando para que a sociedade seja protegida”, realçou.

Ao todo, 218 parlamentares de todos os partidos políticos aderiram à Frente Parlamentar que busca defender o atual sistema de funcionamento dos conselhos profissionais. O foco de atuação está no acompanhamento da tramitação de propostas legislativas e realização de eventos no Congresso Nacional em torno dessa temática. A Frente Parlamentar prevê em seu estatuto, além da participação dos deputados, a presença dos Conselhos Profissionais enquanto instituições parceiras na construção do plano de trabalho e na realização dos debates que ocorrerão.