Economistas e estudantes participaram do III Encontro de Economia promovido pelo Corecon-RS

O Corecon-RS promoveu, no último sábado, dia 24, na Unisinos Campus Porto Alegre, o III Encontro de Economia, que reuniu, ao longo de todo o dia, economistas de renome para discutirem temas, como o acordo do Mercosul com a União Europeia, o papel dos bancos de desenvolvimento na atualidade, a transformação digital, economista e mercado de trabalho, entre outros assuntos.

A palestra de abertura foi proferida pelo Economista-Chefe da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), André Nunes de Nunes, que abordou o tema “O Acordo de Livre Comércio Mercosul-UE e as perspectivas para a indústria”. Economista, com mestrado e doutorado em Economia Aplicada pela UFRGS, André Nunes é Economista-Chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e Coordenador do Comitê de Investimentos da Sociedade de Previdência Privada do Rio Grande Do Sul (Indusprevi).

Iniciou sua fala apresentação um resgate histórico desde a criação do Mercosul em março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção, enfocando as dificuldades e os avanços até o momento atual. Apresentou dados em PIB sobre o grau de abertura comercial, a evolução das tarifas de importação e benefícios da integração. Abordou as principais características do Acordo entre o Mercosul e a União Europeia e falou das diferenças das políticas comerciais existentes entre os dois blocos.  Abordou a balança comercial atual do Brasil com os países da União Europeia e da ampliação do comércio que o Acordo possibilitará aos países integrantes do Mercosul. Apresentou, também, uma radiografia da situação comercial do Rio Grande do Sul com os países da comunidade europeia e falou dos benefícios que o Estado terá com a ampliação do comércio com esses países. Encerrou sua explanação apresentando uma análise histórica, por setor, do comportamento comercial da indústria brasileira e de suas dificuldades para aumentar a competitividade no comércio internacional.

Clique AQUI e confira a cobertura completa de todas as palestras realizadas durante o III Encontro de Economia.

O presidente do Corecon-RS encerrou o III Encontro de Economia, agradecendo a presença de estudantes e professores de diversas instituições do interior do Estado. Agradeceu aos coordenadores dos Cursos, professores Gisele Spricigo (Unisinos), Rogério Piva (FURG),Marlene dal Ri (Unijuí), Julcemar Bruno Zilli (UPF), Stephan Sawitzki (Fahor) e Jaqueline Maria Corá (UCS), e aos conselheiros e colaboradores do Corecon-RS pelo apoio. Ressaltou, ainda, a importância dos patrocínios do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e do Conselho Federal de Economia (Cofecon), com o apoio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Docile Alimentos e Águas Mineral Sarandi, para o sucesso do Encontro.