Plenária do Cofecon definiu Destaques Econômicos e Personalidade Econômica de 2018

A 686ª Sessão Plenária Ordinária Ampliada do Cofecon ocorreu no dia 22 de setembro, na cidade de Porto Velho, após a realização do XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since). Esta edição do evento, que ocorre bienalmente, foi organizada em parceria com o Conselho Regional de Economia de Rondônia (Corecon-RO).

Entre os assuntos discutidos pelos conselheiros federais estão a fixação das anuidades e emolumentos para o exercício de 2019 e a revisão do Regramento Eleitoral do Sistema Cofecon/Corecons. Houve também, durante a Plenária do Cofecon, apresentação do relatório final do XXVI Since.

Um dos destaques da reunião entre os conselheiros federais foi a votação dos Destaques Econômicos do Ano de 2018, nas categorias Desempenho Técnico, Mídia e Academia. Em votação, a plenária escolheu, na modalidade Academia, homenagear a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na modalidade Desempenho Técnico, o primeiro lugar ficou com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); e, na modalidade Mídia, a Carta Capital.

A economista Tânia Bacelar foi escolhida como Personalidade Econômica do Ano de 2018. Tanto a premiação Personalidade Econômica quanto os Destaques Econômicos serão entregues durante o XXIII Congresso Brasileiro de Economia, a ser realizado na cidade de Florianópolis em outubro de 2019.

Plenária Ampliada

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Economia pautaram diversos assuntos para serem discutidos com os conselheiros federais, tais como: cota-parte sobre o repasse ao Cofecon para emissão de carteiras profissionais; regramento para certificações do Cofecon; e novo programa de recuperação de créditos – Recred. Ao todo, foram avaliadas 16 propostas dos Corecons e, durante a reunião, o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, apresentou retorno das demandas apresentadas pelos Corecons durante a 682ª Sessão Plenária Ampliada, realizada no dia 26 de janeiro.