Vice-presidente do Cofecon participou de debate sobre atuação de economistas após a 4ª Revolução Industrial

A vice-presidente do Conselho Federal de Economia, Bianca Lopes de Andrade Rodrigues, prestigiou o 5º Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia (Epeco). A economista participou de painel sobre a inserção da mulher economista no mercado de trabalho a partir da 4ª Revolução Industrial. O debate ocorreu no dia 16 de junho na cidade de Curitiba e foi promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR).

Bianca Andrade é coordenadora do Grupo de Trabalho Mulher Economista, no âmbito do Cofecon, e elogiou a iniciativa do Corecon-PR. “Seria muito bom se tivéssemos mais iniciativas como essa em todos os Conselhos Regionais de Economia, independentemente da presença de conselheiras federais. Acredito que é muito importante incentivar a participação de mulheres economistas em debates e em encontros direcionados a elas, com o intuito de dar mais evidência a sua atuação e até mesmo para serem referência às que estão se formando”, destacou a vice-presidente do Cofecon.

Em sua apresentação, a economista buscou responder à pergunta do tema do encontro e como se daria a participação de economistas no contexto da 4ª Revolução Industrial. “Essa nova revolução é totalmente transformadora. Estão surgindo novas abordagens na Ciência Econômica, com olhares voltados ao comportamento humano, o que poderá atrair mais atenção de mulheres economistas porque vão além da economia clássica aplicada”, afirmou Bianca. A economista apresentou dados sobre o perfil da mulher economista e fez uma comparação entre o grau de satisfação profissional e as possibilidades de inserção no mercado a partir desse novo cenário.

Epeco
O tema desta edição, realizada nos dias 15 e 16 de junho, foi “Economia: novos temas, novos tempos” . O objetivo do evento é debater assuntos econômicos com profissionais economistas, instituições de ensino superior e estudantes dos cursos de Ciências Econômicas do estado do Paraná.