671ª Sessão Plenária ocorreu nos dias 1 e 2 de julho

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizou a 671ª Sessão Plenária nos dias 1º e 2 de julho. O evento ocorreu na sede da autarquia, em Brasília, e contou com a presença de 18 conselheiros federais. Na abertura do evento, houve debate sobre conjuntura com base na nova orientação da política econômica em curso no Brasil, com os economistas Carlos Eduardo de Freitas, ex-presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), e Roberto Piscitelli, conselheiro do Corecon-DF e professor da Universidade de Brasília (UnB).

Após o debate, os conselheiros aprovaram nota técnica sobre a política econômica adotada pelo presidente em exercício, Michel Temer, abordando políticas fiscal, monetária, tributária e cambial.

Também foi aprovado o regramento eleitoral do Sistema Cofecon/Corecons e o calendário para as eleições deste ano. A partir deste ano, todos os Conselhos Regionais de Economia deverão realizá-las de maneira eletrônica. O Cofecon contratou uma empresa para fornecimento do sistema, mas os regionais poderão desenvolver um sistema próprio se assim desejarem. A auditoria será realizada pelo Cofecon tanto no sistema compartilhado como no descentralizado.

Realizado de 31 de agosto a 3 de setembro em Natal (RN), o XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia terá como tema central “Desafios da Economia Brasileira”. Foram aprovados na Plenária os subtemas que serão discutidos nos três grupos de trabalho do evento, são eles: Formação, aperfeiçoamento profissional e mercado de trabalho do economista (Grupo 1); Aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons (Grupo 2); Estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil (Grupo 3).

Foram analisados 74 processos administrativos, referentes a remissão de débito, cancelamento de registro e exercício ilegal da profissão; e 37 processos contábeis. Além disso, a Comissão de Educação apreciou 12 pedidos de auxílio financeiro para a realização de eventos e premiações.