Cofecon realiza cerimônia de posse da presidência e novos conselheiros

Em solenidade realizada no Hotel Nacional no dia 28 de janeiro, os economistas Júlio Miragaya e Odisnei Béga foram empossados presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Federal de Economia (Cofecon), entidade representativa dos 235 mil economistas brasileiros. Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades locais, também foram empossados os conselheiros federais efetivos e suplentes com mandato de 2016 a 2018.

Ao se despedir do mandato, o economista Paulo Dantas da Costa, que presidiu o Cofecon em 2014 e 2015, destacou os fatos que marcaram a sua gestão, como a realização do XXI Congresso Brasileiro de Economia, realizado em parceria com o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) em Curitiba, e que teve como tema central “A apropriação e a distribuição da riqueza: desafios para o século XXI”. “É um assunto que tem uma conotação científica muito forte e está presente no debate acadêmico em todo o mundo”, explicou. Paulo Dantas da Costa também ressaltou a realização das primeiras eleições eletrônicas, a inauguração da nova sede em um espaço cedido pela Superintendência do Patrimônio da União e as reuniões com entidades representativas de profissões como Contabilidade e Administração para tratar do PLS 658/2007, que regulamenta a atividade dos economistas.

O presidente da Federação Nacional dos Economistas (Fenecon), Juarez Trevisan, enfatizou a parceria firmada entre as entidades há mais de 10 anos com o propósito de realizar ações em conjunto em prol da categoria. Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), Manuel Enriquez Garcia apontou a diminuição de alunos nos cursos de Economia em todo o País. “A profissão teve seu auge nas décadas de 70 e 80. Hoje sofremos quando as faculdades encerram um curso e é motivo de júbilo quando um novo curso é criado ou restabelecido em uma universidade”.

Presidir o Conselho Federal de Economia é visto pelo presidente do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, José Augusto Viana Neto, como uma responsabilidade perante a coletividade. “Vocês foram escolhidos para essa missão nesse momento tão difícil da economia do País. É uma responsabilidade de interesse público, pois certamente os assuntos apreciados influenciam diretamente na vida das pessoas e empresas”, analisou. Representando os ex-presidentes do Cofecon, Antônio Corrêa de Lacerda revelou que é preciso fazer um sacrifício pessoal e profissional ao assumir tal compromisso com o sistema Cofecon/Corecons.

O último a discursar foi o presidente empossado, que relembrou fatos importantes tanto da trajetória pessoal quanto profissional, opinou sobre a atual conjuntura econômica do País e destacou as prioridades de sua gestão à frente do Cofecon, entre elas: aprovar o PLS nº 658/2007, consolidar o Cofecon como referência no debate econômico nacional e cobrar do Governo Federal a elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico. Ao final, os convidados foram recepcionados em um coquetel de comemoração.