669ª Sessão Plenária Ampliada ocorreu nos dias 29 e 30 de janeiro

Os conselheiros federais e presidentes dos Conselhos Regionais de Economia se reuniram no dia 29 de janeiro por ocasião da 669ª Sessão Plenária Ampliada. O economista e ex-presidente da autarquia Antônio Corrêa de Lacerda iniciou os trabalhos com a apresentação de palestra sobre a crise econômica vivida pelo Brasil e as perspectivas para 2016.

Entre os principais temas debatidos na reunião estão a atualização da Legislação Profissional do Economista (PLS 658/2007); o programa de trabalho para 2016 das Comissões Permanentes, Temáticas e Grupos de Trabalho; e o grupo de trabalho encarregado de pleitear imóveis junto à União destinado aos Conselho Regionais de Economia que ainda não possuem sede e aos que possuem sede em condições insatisfatórias. Além disso, foram discutidos 17 temas sugeridos pelos representantes dos Conselhos Regionais, tais como cooperativa de créditos para economistas, instituição do piso salarial nacional do economista e informes sobre a realização de eventos como Since/2016, XXVIII ENE e XXI ENESUL.

No dia seguinte, 30 de janeiro, apenas os conselheiros federais se reuniram para deliberar sobre assuntos relacionados apenas ao Cofecon. A versão preliminar do Relatório de Gestão 2015 foi apresentada para possíveis correções e houve a apresentação do balanço das atividades das comissões permanentes e temáticas do Cofecon no ano passado. Na ocasião, os conselheiros federais emitiram a Nota Oficial “Superar a Crise Política é Condição para Superação da Crise Econômica”.

Os economistas apreciaram os regulamentos do XXIV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia; da VI Gincana Nacional de Economia e do XXII Prêmio Brasil de Economia; e os processos referentes a prestação de contas do Conselho Regional de Economia da 14ª Região (Corecon-MT) exercício de 2014 e um recurso de cancelamento de registro profissional. Ao final, os conselheiros definiram a nomenclatura da sala de sessões plenárias do Cofecon, que homenageará o economista João Paulo de Almeida Magalhães.