Presidente do Cofecon participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social

O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Wellington Leonardo da Silva, representou a autarquia no lançamento Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. O evento aconteceu na última quarta-feira (20/03) no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Cofecon é uma das mais de cem entidades que apoiam o movimento que tem o objetivo de proteger o direito à aposentadoria e combater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019, conhecida como “Reforma da Previdência”, que foi enviada ao Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro.

A mesa de abertura do evento contou com falas de dezenas de deputados e senadores, além da participação de diversas centrais sindicais. Entre os parlamentares que discursaram, estão Paulo Paim (PT-RS), eleito coordenador da Frente; Alessandro Molon (PSB-RJ), que é líder da Oposição na Câmara dos Deputados; Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da Minoria na Câmara; Marcelo Freixo e Talíria Petrone, ambos do PSOL-RJ.

No período da tarde, após as exposições dos parlamentares, ocorreu o Seminário PEC 06/2019: O Desmonte da Previdência Social Pública e Solidária. O evento discutiu experiências internacionais em sistemas de Previdência, além de paculiaridades do caso brasileiro e possíveis soluções que sejam economicamente eficientes e socialmente justas para a nossa realidade.

Ao final das palestras, as entidades apoiadoras da Frente foram convidadas ao debate e expuseram aos parlamentares presentes suas perspectivas sobre a Reforma da Previdência e as demandas de suas classes representadas. Em sua fala, Wellington Leonardo destacou a importância do evento para o enriquecimento em torno do debate sobre a Previdência Social. “Esse Seminário foi muito positivo. É muito importante adquirir informações daqueles que já experimentaram em seus países o modelo previdenciário implementado pelos “Chicago Boys”, que até hoje traz seus reflexos cruéis. Também é extremamente positivo poder observar que existem parlamentares capazes e com vontade de apresentar propostas alternativas à injusta, cruel e covarde PEC que estão tentando implementar no nosso país”, ressaltou o presidente do Cofecon.