Durante Plenária, Cofecon aprovou nota sobre crise política-institucional brasileira

plenariaO Conselho Federal de Economia realizou a 678ª Sessão Plenária Ordinária nos dias 19 e 20 de maio, em Brasília. Os conselheiros federais se reuniram na ocasião e discutiram a atual conjuntura político-econômica brasileira, que culminou na nota oficial “Nota do Cofecon sobre o agravamento da crise político-institucional brasileira”.

Durante o expediente foram feitos informes sobre assuntos administrativos, situação orçamentária e financeira do Cofecon, representação institucional e participação em eventos e correspondências relevantes. Além disso, os conselheiros federais relataram as principais atividades realizadas pelas Comissões e Grupos de Trabalho.

Entre os assuntos destacados, a Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, cujo ato de lançamento ocorreu no dia 11 de maio, na Câmara dos Deputados, reunindo mais de 320 pessoas, além de representantes de entidades.

A Comissão de Planejamento Estratégico, Modernização e Qualidade da Gestão e o Grupo de Trabalho Transparência abordaram a modernização do sítio eletrônico do Cofecon, explicando a necessidade de implementação de novo site e migração de domínio, além da instituição do Portal de Transparência do Sistema Cofecon/Corecons para a regulamentação do acesso a informações, em conformidade com a Lei nº 12.527/2011 e com o Decreto nº 7724/2012.

Os eventos realizados pelo Sistema também foram destacados na Sessão Plenária. O conselheiro federal Róridan Duarte apresentou a programação do evento, que ocorrerá de 6 a 8 de setembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. O tema central é “Desenvolvimento econômico, justiça social e democracia: bases para um Brasil contemporâneo”. Já a conselheira federal Bianca Rodrigues apresentou informações sobre o XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), a ser realizado em Porto Velho no próximo ano.

As Eleições do Sistema Cofecon/Corecons também estavam na pauta, assunto relatado pelo Grupo de Trabalho Eleições Eletrônicas e pela Comissão de Normas, Legislação e Ação Parlamentar. Outros temas abordados foram a Escola de Cursos à Distância do Sistema Cofecon/Corecons e o Concurso de Resenhas promovido pelo Cofecon e pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE).