“O Estado é indispensável na economia”, afirma Aquino

Segundo uma pesquisa encomendada pela Veja ao Instituto Atlas Intel, a maioria dos brasileiros quer um Estado menor e mais eficiente. Isso significa que o papel do Estado na sociedade deve ser o mínimo para garantir a entrega de serviços públicos. Já para a iniciativa privada ficam as funções consideradas não essenciais.  

Em matéria para a agência Radioweb, o conselheiro federal Fernando de Aquino, coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, afirmou que os resultados da pesquisa refletem a popularização de ideias nas redes sociais, mas não expressam as necessidades do país.  

“O Estado é indispensável na economia tanto para regular a iniciativa privada, que muitas vezes não age de uma forma adequada para atender necessidades da sociedade, quanto até para promover algum tipo de serviço que a iniciativa privada não se interessaria de prover. Nós temos uma economia muito desigual com amplos setores vulneráveis”, disse Aquino. “Precisamos de serviços públicos em grande quantidade e de regulação também da atuação da iniciativa privada.” 

O economista também destacou que há uma crença de que o Estado é sempre ineficiente, desperdiça ou desvia recursos. Apesar dos problemas, ele acredita que existem outras maneiras para melhorar o bem-estar social, como “uma regulação e um controle das atividades para evitar o uso de desperdícios e os desvios”.  

Para ouvir a matéria na íntegra, clique aqui