IPCA desacelera em novembro

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país desacelerou em novembro e ficou em 0,41%. No ano, o Índice acumula alta de 5,13%. A conselheira federal Ana Claudia Arruda falou à agência Radioweb e analisou que a Black Friday, ocorrida no último dia 25 de novembro, pode ter contribuído de forma positiva para a redução da inflação.  

“No acumulado dos doze meses, o índice da inflação se encontra elevado em torno de 5,9% e o que nós esperamos é fechar o ano com uma inflação ainda muito elevada, bastante acima da meta, comprometendo, portanto, a população brasileira, sobretudo os mais pobres que precisam muito”, ponderou.  

A economista também ressaltou que houve alta na maioria dos produtos e serviços. “Dos nove grupos de bens e serviços, sete tiveram alta de preços em novembro, onde o maior impacto recaiu sobre os transportes com 0,83% e alimentações e bebidas com 0,53%. No grupo de transportes, o grande impacto foi sobre o aumento dos preços de combustíveis com 3,29% onde a gente observa que os cortes tributários propostos pelo governo Bolsonaro perderam o fôlego agora na reta final do ano”, esclareceu a economista. “Eles surtiram efeito sobre a inflação durante três meses, isso já era esperado pelos analistas.” 

Ouça a matéria na íntegra clicando aqui