Livro Reindustrialização: para o desenvolvimento brasileiro é lançado em São Paulo

O livro discute os limites impostos pela desindustrialização, assim como as possibilidades de reindustrialização brasileira como política de desenvolvimento econômico e social 

Olhar para o passado, para o presente e apontar os caminhos futuros. A definição é dos autores do livro “Reindustrialização: para o desenvolvimento brasileiro”, editora Contracorrente, uma coletânea dos estudos do grupo de pesquisas Desenvolvimento e Política Econômica da PUC-São Paulo e que conta com Antônio Corrêa de Lacerda, presidente do Cofecon, como organizador. 

“A participação da indústria de transformação, que é a indústria que mais gera valor agregado, se reduziu de 30%, há vinte, trinta anos, para menos de 10% hoje. Ao contrário do que muitos dizem, esse não é um fenômeno internacional. Poucos países tiveram uma desindustrialização precoce como o Brasil teve e reverter esse processo passa não apenas por medidas voltadas para a indústria, mas também por políticas macroeconômicas, câmbio, juros, política fiscal, que sejam favoráveis ao desenvolvimento”, pontuou Lacerda.  

O evento de lançamento ocorreu na última segunda (12), na Livraria da Vila, em São Paulo. O livro está disponível nas principais livrarias do país e nas prateleiras digitais.  

Reindustrialização: para o desenvolvimento brasileiro  

Autor: Antonio Corrêa de Lacerda  

Coautores: Antonio Corrêa de Lacerda, Carlos Eduardo F. Cabral, Danilo Severian, Emerson Braz, Luiz Niemeyer, Matheus Lemes, Norma Cristina Brasil Casseb e Regina Maria A. F. Gadelha  

Páginas: 200  

Editora: Contracorrente  

Sinopse: A obra, organizada em cinco capítulos, é uma coletânea das provocações, diagnósticos e resultados de estudos elaborados pelo Grupo de Pesquisas “Desenvolvimento e Política Econômica” (DEPE), da PUC-SP, e empreende uma ampla discussão a respeito dos limites impostos pela desindustrialização, bem como sobre as possibilidades da reindustrialização brasileira como política de desenvolvimento econômico e social. O livro apresenta tanto reflexões teóricas em torno da temática quanto uma análise aguda do quadro internacional e da posição brasileira nesse cenário.  

Fonte: Contracorrente e TV Cultura