Ex-vice-presidente do Cofecon participou do Conexão Mulheres Economistas

A economista Denise Kassama, ex-vice-presidente do Cofecon e atualmente conselheira do Corecon-AM, participou no último dia 25 do Conexão Mulheres Economistas, projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A live foi transmitida via Instagram pelo perfi @mulheres.economistas e pode ser assistida AQUI.

Ao comentar sua experiência profissional, Denise destacou que entrou muito jovem para a área de consultoria – um ambiente dominado por homens mais experientes. “Hoje fico feliz ao ver outras mulheres se interessarem pela área de consultoria, que é uma área muito boa. Não é só fazer projetos, é também ajudar a vir e se instalar aqui em Manaus”, comentou.

A escolha de Denise pelo curso de economia se deu pelo seu sonho de atuar na área social. “Uma das premissas que me estimulou era participar de questões como combater a fome no mundo, reduzir a pobreza, eu era bastante idealista”, reconheceu. “Com o suporte da consultoria econômica, começamos a observar que era possível fazer este mesmo trabalho em entidades sociais e grupos de economia solidária e outros coletivos, que têm o mesmo objetivo, que é gerar renda. Você saber que, como profissional, ajudou a mudar uma realidade, é muito gratificante”.

Denise foi uma das fundadoras do grupo Economistas Solidários, em Manaus, e trouxe esta experiência para o Cofecon no período em que foi conselheira federal. “Foi fundamental para criar o Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária, que hoje é conduzido pela economista Teresinha de Jesus Ferreira da Silva”, contou. “De ações mais simples a ações que mudam a realidade, tudo vale. Cestas básicas, por exemplo. Não vai resolver a situação, mas vai solucionar o problema de hoje. Mas nós também vamos tentar buscar a médio e longo prazo o que pode ser feito para melhorar isso. O que não cabe é nós, enquanto seres humanos, não fazermos nada”, finalizou.