Elevação de juros não diminui a inflação no País, afirma Lacerda

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, criticou o uso da taxa básica de juros como único mecanismo utilizado para combate à inflação no Brasil. Em entrevista à Agência Sindical, o economista afirma que o combate à inflação poderia se dar mediante a utilização de outras medidas por parte do governo.

“Juro alto é um mecanismo clássico de combate às elevações de preço decorrentes de pressão de demanda, o que não é o nosso caso. Nossa situação é exatamente inversa”, afirmou Lacerda “Isso aprofunda a queda de demanda, afeta negativamente os demais aspectos, com o agravante de que dificulta a situação fiscal do País, assim como das famílias e das empresas endividadas”.

O presidente do Cofecon destacou ainda que a elevação da taxa de juros traz consigo uma série de efeitos colaterais, como o encarecimento do crédito e a elevação do custo de rolagem da dívida pública. “Cabe rever a política de preços de combustíveis, assim como resgatar os estoques reguladores de cereais, por exemplo, de forma a amenizar os choques citados”, finalizou.

A matéria publicada pela Agência Sindical pode ser lida clicando AQUI.