EAD Cofecon: O mercado dos criptoativos e as moedas digitais

As moedas digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia do brasileiro, assim como as dúvidas sobre o que são e como investir nesse ativo. Pensando nisso, a Comissão de Educação do Conselho Federal de Economia oferece a oficina O Mercado dos Criptoativos e as Moedas Digitais, ministrada pelo Economista Welinton dos Santos, com transmissão pelo canal do YouTube do Cofecon. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em www.cofecon.org/ead  

Ao todo serão quatro encontros, nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio (quintas-feiras), a partir das 16h.  A oficina visa esclarecer, treinar e orientar sobre o que são criptoativos, criptomoedas, CBDCs, stablecoins, GameFi, DeFi, Metaverso, Utility Tokenn, Fan Tokens, Staking, NFT, ETF de criptoativos, Lending – Staking – LTV, yield-farming e demais criptoativos, em ambientes centralizados e descentralizados, que usam tecnologias como blockchain e criptografia, os impactos que têm na economia. 

Com capitalização da ordem de US$ 2 trilhões em 13 de agosto de 2021, segundo a Coingecko, este é um mercado que chama a atenção dos Bancos Centrais ao redor do mundo, que passaram a concentrar esforços para a criação de moedas digitais reguladas e administradas por eles, denominadas de CDBCs. 

Em março de 2022 eram negociadas, no mundo, por volta de 14 mil criptoativos, em bolsas centralizadas e descentralizadas (a exemplo da B³ com os ETF’s de criptoativos, criptomoedas e, em breve, do metaverso). Este mercado impactará consideravelmente o mercado financeiro tradicional, que viu nos últimos anos o crescimento das Fintech’s, das Plataformas de Pagamentos e outras ferramentas financeiras atualmente disponíveis, além do avanço de tecnologias como inteligência artificial, blockchain, pix (no Brasil), open finance, api’s, etc. 

As Stablecoins surgiram como resposta a um dos principais obstáculos da volatilidade de preços das criptomoedas, com paridade em ativos seguros, inclusive moedas fiduciárias, como por exemplo o dólar, o real e outras.  

O objetivo deste curso é informar e esclarecer o universo de oportunidades reais deste novo mercado digital.  

 

A Oficina  

Aula 1  

5 de maio de 2022 – de 16 às 17h30  

Asssita aqui.

Conteúdo: O que são criptoativos, criptomoedas, CBDCs, stablecoins, GameFi, DeFi, Metaverso, Utility Token, Fan Tokens, Staking, NFT, ETF de criptoativos, Lending – Staking – LTV, yield-farming demais criptoativos. 

Aula 2  

12 de maio de 2022 – de 16 às 17h30  

Asssita aqui.

Conteúdo: A criptoeconomia, o mercado de criptoativos e sua influência nos produtos digitais.  

Aula 3 

19 de maio de 2022 – de 16 às 17h30  

Asssita aqui.

Conteúdo:  UTILITY TOKENS – FAN TOKENS – Stablecoin – CDBC (Central Bank Digital Currency) 

Aula 4 

26 de maio de 2022 – de 16 às 17h30  

Asssita aqui.

Conteúdo:  GameFI – METAVERSE – NFT – DeFi – ETF  

Professor convidado 

Economista Welinton dos Santos é Mestre em Gestão Pública, Especialista Internacional de Cidades, Especialista em EAD, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com extensão em Marketing, Gestão e Educação. Técnico Contábil. Analista de Gestão de Riscos de Projetos, Árbitro Ad HOC. Atualmente é conselheiro da Prefeitura Municipal de São José dos Campos – SP, conselheiro do Corecon-SP, professor universitário, ministra aulas na UMC e no Grupo IBRA, além de escritor da Editora Erika-Saraiva desde 2015.  

Autor de 27 livros, os dois últimos são: Planejando a Carreira – Guia Prático para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional, e Perícia e Arbitragem Contábil. Coordenador do NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal na UMC/Mogi das Cruzes/SP. Avaliador Institucional do MEC para cursos de nível superior. 

Sobre a Escola de Educação a Distância do Cofecon 

Aprender sobre novas áreas de atuação profissional, negócios sustentáveis, economia solidária, entre tantos outros temas, de forma gratuita e certificada. Essa é a proposta da Escola a Distância do Cofecon, que, em 2021, ofereceu 5 oficinas e já soma mais de 2.700 alunos na plataforma. 

Em 2021, foram realizadas oficinas de Perícia Econômico-Financeira, Economia Solidária, Negócios Sustentáveis e Empreendedorismo Verde, Baixo Carbono, Economia da Oralidade e Mediação e Arbitragem. Gravações acessíveis no canal do YouTube do Cofecon. 

Oficinas abertas 2022 

Continuam abertas as inscrições para a Oficina de Processos Orçamentários, que contou com a participação do Prof. Odilon Guedes em três encontros. Para acessar as gravações das aulas e garantir o seu certificado, acesse a página do EAD Cofecon e inscreva-se.  

Processo orçamentários: 

A proposta da oficina é apresentar conceitos, debater teorias, discorrer sobre a importância do orçamento como fonte de informação e principal arma da sociedade. Além disso, Odilon irá falar sobre o planejamento público, a base legal e as leis que constituem o processo orçamentário, receitas e suas classificações, codificações da natureza da receita e seu detalhamento, classificação e codificação de despesas, orçamento participativo, elaboração de proposta, etapas e execução orçamentária, entre outros temas. Confira as aulas a seguir:

Aula 1:

Aula 2:

Aula 3:

Boa aula!