A conjuntura internacional e os novos rumos para a economia

Presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, participa de debate sobre novos caminhos para economia no Brasil na Câmara dos Deputados.

A partir do cenário de inflação, desemprego, desigualdade social, falta de investimento em áreas estratégicas como ciência, saúde e educação, planejar sobre novos rumos, com foco nos mais vulneráreis, é, mais que nunca, inadiável. Neste cenário, o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, participou de evento realizado na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (4), ao lado dos economistas Marcio Pochmann, Guido Mantega, Tereza Campello, Guilherme Mello, Esther Dweck e Pedro Rossi, entre outros convidados.  A mesa foi conduzida pelo Deputado Federal Enio Verri, Doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2003) e professor de Economia da Universidade Estadual de Maringá.  

Foto: Lula Marques

Lacerda abordou as vulnerabilidades do cenário econômico global apresentadas a partir da pandemia de Covid 19 e da atual guerra Rússia-Ucrânia. “As sanções à Rússia têm provocado mudanças que vão desde movimentação de moedas ao aumento dos preços de commodities – setor carente de regulamentação -, até à exposição do modus operandi das cadeias de produção e todas as suas fragilidades”, pontuou.

Ainda sob o ponto de vista econômico, o presidente do Cofecon chamou a atenção a Economia Solidária e divulgou o Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas, com inscrições abertas, promovido pela Autarquia em parceria com o Instituto Paul Singer. Além de Lacerda, outros economistas também endossaram o debate da construção de soluções alternativas ao lucro e que reforçam a desigualdade. As palavras de ordem são inclusão e desenvolvimento sustentável.