Serviços gera 66% dos empregos em fevereiro

O total de empregos em 2021 no CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados) publicado, o setor de serviços obteve um saldo positivo de .226.026 mil ou seja 45% dos empregos formais.

O Brasil passou a ter 2.730.597 mil trabalhadores com carteira assinada a em 2021. Em dezembro houve redução líquida de 265 mil postos de trabalho com carteira assinada. A queda do desemprego em meio à retração da atividade provavelmente está relacionada ao impacto defasado da atividade econômica sobre o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho formal reduziu o processo de retomada, e no futuro será em um ritmo mais moderado a partir do início de 2022.

Os serviços vêm sendo uma tônica [positiva] nos últimos meses. O setor de serviços, que está preenchendo a lacuna deixada pela pandemia, concentra grande informalidade, além de mudanças de hábito, com maior consumo de serviços que demandam profissionais de tecnologia da informação e de suporte a novos produtos, que levou migração do mercado informal ao formal.

Confira na íntegra a nota: