Cofecon realiza reunião para apresentar novo sistema de carteiras profissionais

Funcionários de todos os Conselhos Regionais de Economia participaram do encontro, realizado de forma virtual. Documentos serão emitidos pela empresa Thomas Greg & Sons

O Conselho Federal de Economia realizou nesta quinta-feira (18) uma reunião virtual com funcionários de todos os Conselhos Regionais de Economia. O objetivo foi apresentar o novo sistema de carteiras profissionais – os documentos serão produzidos pela empresa Thomas Greg & Sons e permitirá que os economistas possam fazer a solicitação por meio de um aplicativo e coletar dados biométricos (assinatura, foto de rosto e impressão digital) sem precisar ir ao Conselho Regional de Economia. O serviço estará disponível a partir de maio.

“Ficamos cada vez mais felizes com o avanço tecnológico que estamos tendo no nosso sistema. Foi muito árduo no início, com cobranças e reuniões, mas fico feliz por poder hoje apresentar este sistema para os Corecons”, expressou a conselheira Maria do Socorro Erculano, coordenadora da Comissão de Governança do Cofecon. “Essa tecnologia vem ajudar e trazer agilidade. Parabenizo toda a equipe que vem trabalhando neste projeto”.

Os profissionais também terão acesso a uma carteira digital (e-CIP)  – mas ela primeiro será emitida de forma física. Mesmo assim, eles poderão baixá-la em formato eletrônico antes mesmo de ter recebido o seu documento pelo correio ou de retirá-lo no Corecon.

“Este aplicativo é a nova realidade para novos registros e para todos os economistas que estão registrados e querem receber uma segunda via da carteira”, comentou a superintendente do Cofecon, Aline Tales, durante a reunião. “A intenção é que todos os serviços sejam online. O profissional já entra nos serviços online, faz o seu registro, recebe o boleto, faz o pagamento, entra no aplicativo, coleta seus dados e eventualmente paga a taxa para receber o documento em casa”.

Outra novidade é a presença de um código QR, que permitirá acesso a dados disponíveis no sistema cadastral. Por meio desta ferramenta, será possível consultar, inclusive, se o economista tem seu registro ativo ou se está eventualmente vencido (no caso do registro sem diploma), suspenso ou cancelado.

Esta consulta ao código QR é particularmente importante num momento em que há pessoas se passando por economistas e aplicando golpes (leia mais AQUI). A partir do acesso, é possível conferir quem é a pessoa e qual é a sua situação cadastral, inclusive ajudando a verificar se ela é, de fato, quem diz ser.