Claudemir Galvani comenta preços dos produtos de Páscoa

Bombons tiveram alta de 11,14% e ovos de chocolate subiram 10,33%; na outra ponta, bacalhau caiu 2,97% e sardinha 6,26%. Conselheiro federal falou à agência Radioweb

O conselheiro federal Claudemir Galvani falou à Agência Radioweb sobre os preços dos produtos de Páscoa. Pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostra que, neste ano, os bombons tiveram alta de 11,14% nos preços, enquanto os ovos de chocolate subiram 10,33%.

Mas o que leva o chocolate a ter uma alta tão grande nos preços? “Primeiro, é um produto de estação. Como o consumo está estável, e é um produto vendido uma vez só por ano, então é o momento de poder ter um aumento de preços em função deste mercado específico”, explica o conselheiro federal. “Outro ponto é o custo da matéria-prima. Embora o cacau seja um produto nacional, ele é uma commodity. É preço internacional. Na medida em que o exterior tem um aumento do preço, independentemente do que acontece no Brasil, o preço aqui também é aumentado”.

Embora o grupo de pescados tenha tido uma alta de 4,38% entre a Páscoa do ano passado e a de 2024, o bacalhau apresentou queda de 2,97% e a sardinha caiu 6,26%. “O bacalhau é importado. Então quando ele vem para o país, se o dólar está a R$ 5,30, você tem um aumento aqui dentro. Como o dólar está estável, se mantendo abaixo de R$ 5,00, teve uma influência do câmbio”, observa Galvani. “E a sardinha é o preço mais barato que tem no mercado. O consumidor está escolado com estes aumentos de preço. É muito provável que vá comprar produtos mais baratos”.

A pesquisa se baseou nos preços médios do dia 19 de fevereiro a 17 de março. A matéria divulgada pela agência Radioweb pode ser escutada clicando AQUI.