Massa de rendimentos do trabalho cresce 11,7% em 2023; Lacerda comenta 

Para o conselheiro federal, as políticas sociais, combinadas ao cenário macroeconômico, têm favorecido a melhora da renda e do emprego 

Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 2,9% em 2023, outro indicador apresentou um aumento bastante expressivo no mesmo ano: a massa de rendimentos do trabalho teve um aumento real (acima da inflação) de 11,7%. O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda comentou o assunto em matéria publicada no portal da Agência Sindical.  

“Apesar das dificuldades herdadas do governo anterior, as políticas macroeconômicas do governo Lula surtem efeito e apresentam crescimento”, afirmou o economista. “O desempenho foi superior ao previsto pelo mercado, combinado com a sustentabilidade fiscal, aprovação do arcabouço fiscal e reforma tributária, inflação e juros em queda, mais programas estruturantes de desenvolvimento, como PAC, Nova Indústria, entre outros”. 

“Quanto mais investimentos houver, especialmente em setores geradores de valor agregado, como indústria e infraestrutura, maior a oferta de empregos e melhores salários”.

Antonio Corrêa de Lacerda, conselheiro federal

Lacerda também aponta que “o protagonismo do Brasil no cenário internacional, como a coordenação do G-20, gera novas oportunidades de comércio exterior e investimentos”. Ele argumenta, também, que “as políticas sociais – Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida – combinadas com o quadro macroeconômico, têm favorecido a melhora da renda e do emprego”. 

Para o conselheiro federal, a renda do trabalhador pode continuar a crescer, “na medida em que a economia se fortalecer, reflexo direto das medidas em curso, criando mais oportunidades de emprego”. Outros fatores podem contribuir para melhorias. “Quanto mais investimentos houver, especialmente em setores geradores de valor agregado, como indústria e infraestrutura, maior a oferta de empregos e melhores salários”. 

A participação de Lacerda na matéria da Agência Sindical pode ser lida AQUI.