8 de março: Dia Internacional da Mulher

Palavras do presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, em homenagem às mulheres economistas

As mulheres economistas são fundamentais na luta por uma sociedade mais inclusiva e justa. A Comissão Mulher Economista e Diversidade do Cofecon, coordenada pela conselheira federal Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, realiza ações voltadas a ampliar a participação das profissionais no mercado de trabalho e em projetos determinantes para a economia brasileira. No Mês da Mulher, o trabalho da comissão se reveste ainda de mais importância, a partir da realização de projetos já consolidados e novas iniciativas de valorização das mulheres economistas.

Neste Dia Internacional da Mulher ressalto a importância da publicação da revista Economistas, cuja edição de março tradicionalmente é dedicada às mulheres economistas e traz artigos escritos por elas em suas diferentes áreas de atuação. Ao dedicar uma edição inteira da revista Economistas às vozes femininas, buscamos não apenas celebrar as realizações das mulheres economistas, mas também amplificar suas vozes e proporcionar uma plataforma para compartilharem suas perspectivas únicas e insights valiosos.

A importância de destacar o trabalho das mulheres economistas vai além da mera representação. Ao fornecer uma plataforma para suas ideias e pesquisas, estamos enriquecendo o debate econômico com uma gama mais ampla de experiências, visões e abordagens.

Além disso, a comissão está à frente do debate “Reflexos das desigualdades de gênero, raça e social no mercado de trabalho”, que acontecerá no dia 14 de março, às 17h, e contará com as economistas Lucilene Morandi e Shirley Basílio. O evento tem apoio do Corecon-DF e Corecon-BA, que serão representados por suas presidentes Luciana Acioly e Isabel Ribeiro, respectivamente. Convido a todos a participarem da iniciativa, seja presencialmente (na sede do Cofecon, em Brasília) ou de forma virtual (por meio de nossos canais). As inscrições podem ser feitas AQUI.

Como presidente do Conselho Federal de Economia, comprometo-me a continuar apoiando e defendendo a igualdade de gênero em todas as nossas atividades e iniciativas. Que possamos trabalhar juntos para criar um futuro mais inclusivo e diversificado, garantindo que as mulheres tenham acesso igualitário a oportunidades de educação, emprego e liderança.

Paulo Dantas da Costa
Presidente do Cofecon