Academia Cearense de Economia tem seu primeiro encontro do ano

Economista Sérgio Silveira de Mello falou sobre reforma tributária e redução do ICMS. Colegiado é presidido pelo conselheiro federal Lauro Chaves Neto 

A Academia Cearense de Economia realizou na manhã da última quarta-feira (28) seu primeiro encontro do ano de 2024, iniciando uma série de debates sobre economia local, regional e nacional. O evento ocorreu no Sebrae/CE. 

Criado em 2022, o colegiado reúne 20 acadêmicos com trajetória de contribuição para a economia cearense, dos setores público e privado, em áreas como pesquisa, docência, planejamento e gestão. 

O primeiro debate contou com uma palestra do economista Sérgio Silveira de Melo, que falou sobre reforma tributária e redução do ICMS. Para o economista e conselheiro federal Lauro Chaves Neto, presidente da Academia, “a simplificação tributária ajuda muito na gestão financeira, mas existe uma incógnita sobre as alíquotas que serão aplicadas e tudo isso gera incerteza. Para o cenário econômico, o que foi aprovado na reforma tributária é muito positivo. Mas o que ainda falta ser aprovado exigirá um grande esforço de pequenos e grandes empresários para que seja aprovado de uma maneira mais racional”. 

O responsável pela organização dos debates é o economista Célio Fernando Bezerra Melo, secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do governo do Ceará. “Em um mundo cada vez mais polarizado, A Academia pretende trazer pluralidade de visões, pois aqui temos 20 acadêmicos com ideias, visões, formações e experiências diferentes”, afirmou Celio.  

Em cada encontro, que ocorrerá com periodicidade mensal, um dos economistas integrantes da Academia irá apresentar um tema para ser discutido com os demais acadêmicos, trazendo um olhar multifacetado sobre questões econômicas.