Ex-presidente do Cofecon receberá prêmio Personalidade da Tecnologia 2023

Antonio Corrêa de Lacerda foi o escolhido na categoria Reindustrialização. Honraria é entregue desde 1987

O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda receberá nesta segunda-feira (11) o prêmio Personalidade da Tecnologia 2023, na categoria Reindustrialização. A honraria será entregue às 17 horas, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na Rua Genebra, 25, Bela Vista, em São Paulo.

O tema da reindustrialização tem sido bastante abordado por Lacerda em palestras e entrevistas. Para o economista, a economia brasileira tem a indústria em seu DNA e a conjuntura atual – com a reorganização das cadeias produtivas visando fontes mais próximas (nearshoring) e amigáveis (friendshoring) – favorece um processo de reindustrialização do Brasil, alinhada com as novas tecnologias, a descarbonização da economia e a transição energética, entre outros fatores.

Antonio Corrêa de Lacerda

Antonio Corrêa de Lacerda é assessor da presidência e membro da Comissão de Estudos Estratégicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É também professor-doutor e ex-diretor da FEA-PUC/SP. Foi presidente do Conselho Federal de Economia e do Conselho Regional de Economia de São Paulo.

Lacerda constantemente produz artigos sobre a conjuntura do País, publicados em jornais de grande circulação, e é colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Publicou mais de 20 livros como autor ou organizador – entre eles, Desnacionalização, ganhador do prêmio Jabuti de 2001 na área de economia. No ano passado lançou o livro Reindustrialização.

Personalidade da Tecnologia 2023

O Prêmio Personalidade da Tecnologia 2023 é entregue desde 1987 pelo Sindicato dos Engenheiros no estado de São Paulo (SEESP). Os agraciados são profissionais que se dedicaram ao desenvolvimento do país e à melhoria das condições de vida da população brasileira. A galeria dos premiados nos últimos 36 anos pode ser vista no site do SEESP (www.seesp.org.br).

A escolha é feita pelos integrantes do Conselho Tecnológico da entidade, que reúne profissionais, acadêmicos, especialistas da engenharia e da tecnologia. A escolha do nome de Lacerda na categoria Reindustrialização se deu de maneira unânime. Além dele, outras cinco personalidades serão homenageadas nas demais categorias.