Paulo Dantas é reeleito presidente do Cofecon; Flávia Vinhaes é a nova vice-presidente

Votação foi realizada neste sábado (09), em Brasília. Mandato tem a duração de um ano.

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizou neste sábado, 09 de dezembro, a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente da autarquia durante o exercício 2024. O atual presidente, Paulo Dantas da Costa, foi reeleito para um novo mandato a partir de 1º de janeiro. Ele atuará ao lado da conselheira federal Flávia Vinhaes Santos, eleita vice-presidente.

Além de presidente do Cofecon, Dantas é o coordenador da Comissão de Relacionamento Institucional e Assuntos Legislativos. Entre os principais trabalhos de 2023 destacam-se as tratativas junto à Casa Civil e ao Ministério do Trabalho e Emprego para a apresentação de um Projeto de Lei que atualize a legislação referente à profissão, uma vez que a Lei 1.411, desde 1951, passou por poucas alterações e nenhuma delas diz respeito ao campo de atuação profissional do economista. Ele também concede entrevistas a veículos de comunicação, geralmente falando sobre temas macroeconômicos e referentes a tributação.

Flávia Vinhaes é coordenadora da Comissão Ações para Redução da Concentração de Renda e Desigualdade Social no Brasil, responsável por dirigir o Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade, que promove debates sobre o assunto e publica a revista Justiça Social. Ela também coordena o Grupo de Trabalho Estatísticas Econômicas da Cofecon, que reúne dados de indicadores econômicos para consulta no site do Cofecon. Sua trajetória no Sistema Cofecon/Corecons inclui a presidência do Corecon-RJ (como vice em 2019 e presidente de 2020 a 2022) e atuação como conselheira regional (2015-2022) e federal (desde 2023).

Currículos

Paulo Dantas da Costa é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia e especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Trabalhou no Banespa até 1978. Foi Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia até junho de 1994, tendo ocupado diversos cargos de direção, inclusive o de Coordenador de Programação Financeira. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) e presidente do Cofecon em 2014 e 2015. Atualmente, é consultor em diversas empresas públicas e privadas.

Flávia Vinhaes Santos é doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), com experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho e Proteção Social. Atualmente atua como diretora executiva do IBGE. Anteriormente trabalhou como Economista Plena da Petrobras Transportes S.A.. Ministra disciplinas em diversas instituições de ensino superior e de pós-graduação, dentre as disciplinas lecionadas compreendem-se Macroeconomia, Microeconomia, Economia Brasileira, Estratégia Empresarial, Contabilidade Social, Economia do Setor Público e Empresas Multinacionais e Investimento Estrangeiro Direto.