Cofecon apresenta edição atualizada do Guia de Orientação Profissional

Para o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, esse é “um material rico, que norteia o trabalho de profissionais e orienta o futuro dos estudantes” 

Está no ar a segunda edição atualizada do Guia de Orientação Profissional, publicação do Conselho Federal de Economia que apresenta as atividades desempenhadas pelo economista, bem como informações sobre o arcabouço legal que rege a profissão, a função e natureza jurídica dos Conselhos, entre outros temas. O projeto, sob a liderança da presidência do Cofecon, representa um compromisso contínuo com a divulgação da profissão. A nova edição pode ser acessada clicando AQUI.

“Nossa missão é expandir o alcance deste guia, levando conhecimento de qualidade para um número maior de pessoas. Esta reedição não apenas beneficia os estudantes, mas traz conhecimentos importantes para os profissionais e para aqueles que contratam os serviços dos economistas”, expressa o presidente do Cofecon. “Estamos entusiasmados em compartilhar este recurso com nossa comunidade e convidamos os interessados a aproveitarem ao máximo as informações contidas nele. Seja por meio de podcasts, entrevistas ou legislação, apresentamos um material rico que norteia o trabalho de profissionais e orienta o futuro dos estudantes”, comemorou.

O presidente ressalta que a atuação do economista no Brasil só encontra legalidade quando o economista efetua o registro no Conselho Regional de Economia, como estabelece a Lei 1.411. A nova edição do Guia inclui normativos aprovados até a 725ª Sessão Plenária do Cofecon, realizada no mês de setembro.

Atualizações  

Uma das atualizações mais recentes é a possibilidade de descontos nas anuidades para economistas portadores de doenças graves e para aposentados por acidente de trabalho. Cabe a cada Conselho Regional de Economia, mediante ato normativo próprio, regulamentar o desconto – que pode chegar a até 90% sobre o valor integral da anuidade. Atualmente já existe a possibilidade de tratamentos diferenciados para economistas recém-inscritos e em função da idade.

O Cofecon também atualizou a Resolução 2.113, que trata do registro de mestres e doutores. Para exercer profissionalmente as atividades de economia e finanças, o registro no Corecon é obrigatório – e, no caso dos mestres e doutores, seu campo de atuação estará restrito à área de concentração ou linha de pesquisa dos programas de mestrado e doutorado. Caberá ao Conselho Federal de Economia analisar, caso a caso, quais os cursos de mestrado e doutorado cujos egressos estarão aptos ao registro, bem como os campos de atuação que poderão ser por eles desempenhados.

O Guia de Orientação Profissional  

O Guia de Orientação Profissional é uma publicação do Conselho Federal de Economia que apresenta as atividades desempenhadas pelos economistas, os requisitos básicos para o exercício da profissão e informações sobre a natureza jurídica dos Conselhos. “Ao fiscalizar a profissão, o Sistema Cofecon/Corecons presta um serviço à sociedade, oferecendo a garantia de que somente profissionais devidamente habilitados e sujeitos a um código de ética desempenharão esta importante função”, complementa o presidente do Cofecon.

A publicação contém materiais interativos que apresentam a atuação do economista, com possibilidades concretas de carreiras explicadas por profissionais atuantes em mais de dez diferentes áreas – uma lista que, embora extensa, está longe de ser exaustiva, uma vez que a formação em Ciências Econômicas capacita o profissional para trabalhar nos mais diferentes setores.

“Uma característica muito marcante no mercado de trabalho do economista é a possibilidade de atuar com excelência em diferentes frentes, indicando caminhos, com base na ciência, para o desenvolvimento com justiça social. Poucos cientistas sociais têm essa possibilidade”, finaliza Dantas.

Confira a publicação abaixo:

Guia de Orientação Profissional